5 de maio de 2021

Queda estraga planos a portugueses. Sam Bennett confirma favoritismo

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Num sprint técnico, a alta velocidade - pois claro - com muitos ciclistas a procurarem a melhor posição, seja para discutir a vitória, seja para evitar surpresas, por vezes o pior acontece. A Volta ao Algarve tem mais um grande sprinter a inscrever o seu nome como vencedor de uma etapa. Contudo, a vitória de Sam Bennett (a sexta na temporada) acabou marcada por uma queda ainda antes dos três quilómetros finais, o que significou que quem ficou para trás, ficou com tempo para recuperar na geral. O companheiro do irlandês da Deceuninck-QuickStep, Kasper Asgreen, foi um dos afectados, assim como dois dos portugueses que apresentam melhor forma neste arranque de temporada por cá: Frederico Figueiredo (Efapel) e Tiago Antunes (Tavfer-Meadinsot-Mortágua).

Perderam 39 segundos, 1:01 minutos e 4:31 respectivamente, o que no caso dos dois ciclistas lusos poderá significar mudar o pensamento para procurar entrar em fugas e tentar disputar uma vitória de etapa, caso a queda não deixe consequências físicas. A etapa parecia até estar a ser relativamente calma, mas houve mais algumas quedas que foram a imagem de algum natural nervosismo neste tipo de finais.

Foram 189,5 quilómetros entre Lagos e Portimão, que este ano inverteram a recepção da partida e chegada. Carlos Canal (Burgos-BH), Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Gustavo César Veloso (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) e Cesar Nicolas Paredes (Louletano-Loulé Concelho) integraram a fuga, a Deceuninck-QuickStep cedo mostrou que mais uma vez está no Algarve para vencer. E alguma vez se viu esta equipa ir a uma corrida sem este objectivo?

O aumento de ritmo, o final que requeria muita atenção, aumentou o tal nervosismo no pelotão. Nos metros decisivos, Sam Bennett ainda viu Danny van Poppel (Intermarché-Wanty- Gobert Matériaux) cumprir o esperado e tentar chegar à primeira vitória do ano da equipa que subiu a World Tour em 2021. Mas o irlandês está simplesmente muito forte.

© João Fonseca Photographer
Na perspectiva portuguesa, o destaque vai para Iúri Leitão. Regressou a uma equipa portuguesa, representando a Tavfer-Meadinsot-Mortágua, agora na elite nacional. O campeão europeu de pista, no scratch, teve uma estreia auspiciosa na Volta ao Algarve. Quinto classificado! O vianense sempre diz que quer ser um sprinter, tem orientado a sua ainda curta carreira nesse sentido e aos 22 anos pode orgulhar-se que obteve um excelente resultado numa etapa ganha por um dos melhores sprinters do mundo.

Para estes ciclistas segue-se a tirada de Tavira na sexta-feira, mas antes... Fóia! Com Sagres a ser o palco do arranque (12h45, partida simbólica), depois da meta volante em Aljezur, a primeira dificuldade surge ainda antes dos 50 quilómetros, com a subida de Marmelete. Sempre em terreno de sobe e desce, serão os últimos 30 quilómetros que vão testar o pelotão. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, a subida de Monchique até à Fóia (7,5 km com 7,3% de inclinação média).

Porém, a 6,2 quilómetros do início da subida da Fóia os atletas passarão pela Pomba, subida de segunda categoria com 3,6 quilómetros e uma pendente média de 8,2%. A terceira categoria, em Alferce (5,7 km a 6,2%), a 26,4 quilómetros da chegada marca o arranque da fase dura da jornada.

Quanto às camisolas, Sam Bennett vestirá a amarela de líder da geral, sendo também dona da verde (pontos), que irá ser envergada por "empréstimo" por Danny van Poppel. Jon Irisarri (Caja Rural) foi o primeiro na única subida categorizada do dia e fica assim com a azul da montanha, enquanto o melhor jovem (camisola branca) é Jarrad Drizners, australiano da Hagens Berman Axeon. A UAE Team Emirates de Rui Costa e dos gémeos Oliveira lidera por equipas.

Classificações completas, via ProCyclingStats. Sérgio Paulinho (LA Alumínios-LA Sport) e Edwin Ávila (Burgos-BH) foram os primeiros abandonos da prova.

2ª etapa: Sagres-Fóia (182,8 quilómetros)



»»Volta ao Algarve espera por um novo vencedor««

Sem comentários:

Enviar um comentário