9 de abril de 2021

Todos os caminhos vão dar a Anadia no muito esperado arranque de época

© João Fonseca Photographer
Vamos a isto! Termina a espera. O calendário nacional de ciclismo vai começar este fim-de-semana e não só na estrada. Ninguém sequer se atreve em falar de normalidade, mas 10 e 11 de Abril marcam a retoma há muito esperada por atletas, directores desportivos, adeptos e todos aqueles ligados às diferentes vertentes. Cabe às equipas de clube abrirem a época de 2021 na estrada, já que o ciclocrosse foi a única vertente que conseguiu proporcionar alguma competição este ano.

Começando precisamente pelas equipas de clube, tão sacrificadas durante todo o imbróglio competitivo criado com a pandemia. Na temporada passada praticamente não tiveram direito a provas, que em tempos normais já escasseavam, sendo que grande parte da época correm com a elite. Para abrir a temporada, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) proporcionou a estas formações a sua corrida, o Circuito CAR Anadia.

Serão 129 quilómetros no circuito que no ano passado recebeu a chamada Prova de Reabertura, quando se verificou o regresso à competição após o primeiro confinamento. Então foi um contra-relógio, agora será uma prova em linha.


As equipas de clube nunca têm vida fácil para se manterem em acção e ao ver a lista de inscritos que está publicada no site da FPC esta sexta-feira, é impossível não dar pela falta do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, que suspendeu a sua actividade este temporada.

A maioria dos ciclistas das equipas de clube são sub-23, pelo que terão em Anadia a oportunidade de celebrar uma vitória, visto que não irão correr com a elite. É sempre diferente ser o melhor sub-23 e ser o primeiro a cortar a meta!

Aqui fica a lista de inscritos provisória (o texto continua por baixo do quadro).


Quanto à elite, a Prova de Reabertura Região de Aveiro vai para a estrada no domingo, com 173,1 quilómetros para enfrentar entre Aveiro e Anadia. O desejo dos ciclistas de regressarem à competição é muito, pois a maioria não compete desde a Volta a Portugal, que terminou a 5 de Outubro. A Efapel participou no fim-de-semana passado no Grande Prémio Miguel Indurain, em Espanha, mas as restantes formações de elite portuguesas já têm muita fome de competição. Ainda não é conhecida a lista de inscritos.



Ambas as corridas deste fim-de-semana contarão para a Taça de Portugal, que terá mais duas provas: Clássica Aldeias do Xisto (25 de Abril) e Volta a Albergaria (30 de Maio).

Agora é esperar que o calendário refeito após o segundo confinamento possa realizar-se, com corridas agendadas até Setembro, além do habitual final de temporada na pista de Tavira, a 5 de Outubro.

Pode conferir todo o calendário de estrada neste link. No entanto, há que destacar que no domingo também haverá BTT e Downhill, com outras categorias além da elite a poderem competir, algo que não era permitido até recentemente.

No domingo disputa-se a primeira prova da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano, também pontuável para o ranking UCI, em São Brás de Alportel. A pista do Arimbo, com 1950 metros de descida, será o palco da prova, que contará com ciclistas de seis nacionalidades e de várias categorias etárias, dos infantis aos masters. A primeira manga corre-se às 11:00, enquanto a final irá desenrolar-se a partir das 14:30.

Nesse mesmo dia, Valezim, no concelho de Seia, recebe a Maratona BTT da Esperança. O nome diz tudo. É um evento que quer passar uma mensagem para os tempos que vivemos, sendo uma corrida de cariz regional.

»»A espera está a terminar. Conheça o calendário nacional para 2021««

»»O difícil caminho da credibilização««

Sem comentários:

Enviar um comentário