29 de março de 2021

A espera está a terminar. Conheça o calendário nacional para 2021

© Federação Portuguesa de Ciclismo
A espera já tem fim à vista... E espera-se que a pandemia não troque mais as voltas em 2021 no ciclismo nacional. Enquanto lá por fora várias corridas têm decorrido, o que tem permitido ter um sentimento de alguma normalidade, faltava o "nosso" pelotão regressar ao activo. Já tinha sido anunciado que dia 11 de Abril a elite vai finalmente competir, mas serão os sub-23 a inaugurar o calendário nacional de estrada este ano, no dia antes. O calendário mantém-se com muitas provas, com duas novidades e o objectivo de prolongar as corridas para lá da Volta a Portugal.

Tal como aconteceu no ano passado, Anadia será novamente o local de arranque numa fase de pandemia. Em 2020 foi com uma Prova de Reabertura, um contra-relógio individual, ganho por Rui Costa (UAE Team Emirates). Em 2021, mantém-se a recente tradição de uma Prova de Abertura na Região de Aveiro arrancar a temporada, normalmente em Fevereiro, mas estes não são tempos nada normais, pelo que será desta feita em Abril.

Circuito CAR Anadia será disputado no dia 10 (sábado) pelas equipas de clube, com 129 quilómetros à espera dos jovens ciclistas que quase não competiram em 2020 Será um circuito, no mesmo traçado utilizado na temporada passada na referida Prova de Reabertura.

No dia seguinte será a vez do pelotão profissional matar saudades da competição. Esperam aos ciclistas 172 quilómetros, com início em Aveiro e chegada em Anadia. O percurso, maioritariamente plano, passará por todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. A subida de segunda categoria, em Talhadas, a 40 quilómetros da chegada, será o único ponto montanhoso e o maior obstáculo ao previsível domínio dos roladores e dos sprinters.

Ambas as provas contarão para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, que contará com mais duas corridas: a Clássica Aldeias do Xisto, a 25 de Abril, e a Volta a Albergaria, no dia 30 de Maio.

Segue-se um calendário com naturais ajustes ao inicialmente agendado, no qual se destaca a entrada do Grande Prémio do Douro Internacional (10 a 13 de Junho) e a Clássica de Viana do Castelo (3 de Julho). Duas provas que contribuem para mais dias de corridas, num ano em que o Grande Prémio Jornal de Notícias (30 de Agosto a 5 de Setembro) e a Rota da Filigrana (18 de Setembro) - prova que se estreou no calendário em 2019 - dão mais objectivos às equipas depois da Volta a Portugal.

A principal prova para as equipas portuguesas tende a centrar muito (quase totalmente) as atenções dos ciclistas que por cá competem, mas há muito que se reclamava por mais provas, além dos habituais circuitos de Agosto, de forma a estender a época. Num país com condições meteorológicas tão favoráveis quase até ao Inverno, corridas nessa altura do ano são muito bem-vindas, ainda mais depois de toda esta espera até Abril, quando a temporada deveria ter arrancado em Fevereiro.

De referir ainda o Campeonato Nacional de Rampa. Regressou ao calendário em 2020 e vai manter-se com um dia muito especial. A subida será à mítica Senhora da Graça. 12 de Setembro é um dia a marcar na agenda.

Destaque ainda para as formações de clube. Além de serem elas a abrir o temporada velocipédica em Portugal, terão outras provas "exclusivas", continuando também a competir com o pelotão profissional em várias das corridas do calendário. O Troféu Ribeiro da Silva será composto por três corridas e não só será importante para revelar jovens talentos, como será uma merecida homenagem a uma das referências do ciclismo nacional e um dos melhores enquanto sub-23.

Prémio Anadia Capital do Espumante (31 de Julho), Circuito da Curia (1 de Agosto) e o GP Rota dos Móveis (19 de Setembro) completam o novo troféu em disputa para os sub-23.

No feminino também se nota uma maior aposta e até haverá uma Volta a Portugal, em versão reduzida, mas são passos que se dá na direcção certa para desenvolver mais a modalidade por cá entre as mulheres. Irá para a estrada entre 20 e 22 de Agosto e acrescenta-se mais uma prova por etapas, o Grande Prémio da Beira Alta (12 e 13 de Junho).

Em Janeiro publicou-se um calendário que muito se queria que se concretizasse. Ficámos novamente confinados e em Portugal isso significou que o ciclismo ficou parado. As equipas continuam dedicadas a preparar uma temporada que está finalmente a ganhar forma. Que seja desta que o calendário se torne realidade, rumo a uma verdadeira normalidade em 2021, 2022 e adiante.

De referir ainda que Portugal vai receber o Campeonato do Mundo de Paraciclismo. O Autódromo do Estoril foi o palco eleito para as competições, que se realizarão entre 9 e 13 de Junho.

Neste link pode conferir, na página da Federação Portuguesa de Ciclismo, as provas de estrada agendadas para esta temporada de todos os escalões. Em baixo fica o calendário de elite.

Ciclistas, directores desportivos, massagistas, mecânicos, adeptos, jornalistas... quem gosta de ciclismo já sente falta de também por cá se viver o ambiente das corridas. Dia 11 de Abril teremos as primeiras pedaladas.

Calendário de elite:

➤ 11 de Abril: Prova de Abertura Região de Aveiro (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)

➤ 25 de Abril: Clássica Aldeias do Xisto (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)

➤ 2 de Maio: Clássica da Arrábida 

➤ 5 a 9 de Maio: Volta ao Algarve 

➤ 13 a 16 de Maio: Grande Prémio O Jogo

➤ 29 e 30 de Maio: Memorial Bruno Neves 

➤ 30 de Maio: Volta a Albergaria (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)

➤ 2 a 6 de Junho: Grande Prémio Abimota

➤ 10 a 13 de Junho: Grande Prémio do Douro Internacional

➤ 18 de Junho: Campeonato Nacional de Contra-relógio, em Vila Velha de Ródão

➤ 20 de Junho: Campeonato Nacional de Fundo, em Castelo Branco

➤ 23 a 27 de Junho: Volta ao Alentejo

➤ 3 de Julho: Clássica de Viana do Castelo

➤ 4 de Julho: Grande Prémio Anicolor

➤ 16 a 18 de Julho: Grande Prémio de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho

➤ 4 a 15 de Agosto: Volta a Portugal

➤ 20 de Agosto: Circuito de Alcobaça

➤ 22 de Agosto: Circuito da Malveira

➤ 23 de Agosto: Circuito da Moita

➤ 23 de Agosto: Circuito de Nafarros

➤ 30 de Agosto a 5 de Setembro: Grande Prémio Jornal de Notícias

➤ 18 de Setembro: Rota da Filigrana

➤ 5 de Outubro: Festival de Pista de Tavira

»»O difícil caminho da credibilização««

Sem comentários:

Enviar um comentário