14 de outubro de 2020

Oito medalhas na melhor prestação da Equipa Portugal nos Europeus de pista

© BettiniPhoto/Federação Portuguesa de Ciclismo
Apesar de um discurso cauteloso antes do início dos Europeus de sub-23 e juniores, com o objectivo a passar por alcançar top oito nas provas, o seleccionador nacional de pista saiu de Fiorenzuola d’Arda, Itália muito satisfeito. Gabriel Mendes escolheu três ciclistas que obtiveram oito medalhas, o que se traduz na melhor prestação da Equipa Portugal nesta competição.

Num velódromo ao ar livre, Maria Martins foi a que demonstrou ter a preparação um pouco mais atrasada. Porém, é uma ciclistas sempre determinada em vencer e conquistou duas medalhas para juntar às que já detém. Desta feita, a sub-23 portuguesa ficou com a medalha de prata na prova de eliminação e com a de bronze no scratch. Este ano, Maria Martins assinou pela Drops, mas a pandemia não tem permitido participar em muitas corridas, pelo que aproveitou a pista para se mostrar. Para o ano a sua equipa quer pedir uma licença World Tour.

Ainda nos sub-23, Iúri Leitão foi o único atleta do lado masculino, mas representou muito bem a selecção nacional. É um ciclista que Gabriel Mendes chama regularmente para competir em pista e saiu de Itália com três medalhas, todas de prata: scratch, corrida por pontos e eliminação. Excelente prestação para o jovem de Viana do Castelo, que está a competir em Espanha, pela Super Froiz.

O maior sucesso teve Daniela Campos como autora, na categoria de juniores. A atleta foi campeã da Europa na prova de eliminação (foto em cima). Mas conquistou mais duas medalhas: a de prata na corrida dos pontos e terminou a competição, na terça-feira, com o bronze no omnium. A ciclista da equipa BTT Loulé/Elevis é um dos novos talentos a surgir no ciclismo feminino em Portugal.

Tal como Raquel Queirós, mostra potencial na estrada e no BTT, mas também na pista. Depois de Daniela Reis ter conseguido chegar ao mais alto nível do ciclismo, o país vai tendo mais ciclistas que tentam seguir as suas pisadas, sem esquecer que Maria Martins é já igualmente uma referência apesar de ter apenas 21 anos.

"Foi a nossa melhor prestação de sempre em Campeonatos da Europa de Sub-23 e Juniores. Cumprimos o objectivo de terminar entre os oito melhores todas as provas de resistência e superámos as expectativas em lugares de pódio. Estes resultados acabam por premiar todo o trabalho feito nas condições adversas deste ano atípico", salientou Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

»»Apostar na formação««

Sem comentários:

Enviar um comentário