5 de maio de 2020

Um super domingo! 25 de Outubro já está marcado na agenda

© ASO/Pauline Ballet
Encaixar o maior número de corridas World Tour entre Agosto e Outubro, incluindo as três grandes voltas, já se adivinhava que não seria fácil e que inevitavelmente algumas grandes provas poderiam coincidir em alguns dias. A UCI apresentou esta terça-feira o calendário para a muito desejada retoma à competição e além da surpresa de Giro e Vuelta terem seis dias sobrepostos, o dia 25 de Outubro poderá ser bem especial se for possível cumprir as datas estabelecidas.

É impossível esquecer que o tempo é de muitos "ses", mas se a evolução da pandemia for favorável, então naquele domingo de Outubro irá decidir-se o vencedor da Volta a Itália, no contra-relógio individual em Milão; em Espanha está marcada uma das etapas mais esperadas, no dia em que o pelotão visitará França para subir o mítico Tourmalet e antes haverá outra categoria especial no Col d'Aubisque e um "aquecimento" no Alto de Portalet (uma primeira categoria ainda em território espanhol); e para completar a emoção deste "super domingo" haverá (esperemos) o Paris-Roubaix, o sempre espectacular monumento do pavé. Não vai ser fácil decidir o que ver em directo, pois será inevitável haver "cruzamentos" nas transmissões televisivas.

Entre os monumentos, só a Milano-Sanremo não coincide com uma grande volta. A Volta a Flandres e a Liège-Bastogne-Liège "competem" as atenções com o Giro, enquanto a Lombardia fá-lo-á com a Vuelta. O arranque deste calendário remendado devido à pandemia acontecerá na Strade Bianche a 1 de Agosto e fecha a 8 de Novembro com a última etapa da Vuelta.

Mas vamos então às datas das 25 corridas, 17 das quais de um dia, salientando que os organizadores da E3 BinckBank Classic (Bélgica), Volta à Romandia, Volta à Suíça, Volta à Catalunha, Volta ao País Basco e Clássica de San Sebastian (Espanha) cancelaram as corridas de 2020, esperando por melhores tempos em 2021. As clássicas alemãs de Hamburgo e Eschborn-Frankfurt ainda aguardam por um espaço no apertado calendário.

  • 1 de Agosto: Strade Bianche (Itália)
  • 5 a 9 de Agosto: Volta à Polónia
  • 8 de Agosto: Milano-Sanremo (Itália)
  • 12 a 16 de Agosto: Critérium du Dauphiné (França)
  • 16 de Agosto: Prudential RideLondon-Surrey Classic (Grã-Bretanha)
  • 25 de Agosto: Bretagne Classic-Ouest-France
  • 29 de Agosto a 20 de Setembro: Volta a França
  • 7 a 14 de Setembro: Tirreno Adriatico (Itália)
  • 11 de Setembro: Clássica do Quebeque (Canadá)
  • 13 de Setembro: Clássica de Montréal (Canadá)
  • 29 de Setembro a 3 de Outubro: BinckBank Tour
  • 30 de Setembro: Flèche Wallonne (Bélgica)
  • 3 a 25 de Outubro: Volta a Itália
  • 4 de Outubro: Liège-Bastogne-Liège (Bélgica)
  • 10 de Outubro: Amstel Gold Race (Países Baixos)
  • 11 de Outubro: Gent-Wevelgem (Bélgica)
  • 14 de Outubro: Através da Flandres (Bélgica)
  • 15 a 20 de Outubro: Volta a Guangxi (China)
  • 18 de Outubro: Volta a Flandres (Bélgica)
  • 20 de Outubro a 8 de Novembro: Volta a Espanha
  • 21 de Outubro: Driedaagse Brugge-De Panne (Bélgica)
  • 25 de Outubro: Paris-Roubaix (França)
  • 31 de Outubro: Il Lombardia (Itália)


Os campeonatos nacionais ficam agendados entre 20 e 23 de Agosto, como já tinha sido antecipado há umas semanas. Contudo, a UCI realçou que alguns países poderão não conseguir organizar as provas nesses dias por possíveis restrições ainda em vigor. Se assim for, serão reagendados, onde for necessário fazê-lo. Os Mundiais mantém para já a data de 20 a 27 de Setembro, mas também os organizadores já avisaram que até final de Junho a situação será reavaliada para confirmar a realização ou não das corridas na Suíça.

Aliás, Junho poderá ser mês essencial para perceber se haverá mais ciclismo este ano e onde. Mesmo a Volta a França continua longe de estar garantida, apesar de todos saberem ser essencial que vá para a estrada para salvar uma época em que os patrocinadores investiram muito nas equipas, mas estão longe de ter o retorno esperado dado o confinamento em que quase todo o mundo ficou. Dada as restrições de aglomerados de pessoas, a ASO espera obter uma autorização especial para que possa arrancar ainda em Agosto, quando ainda estará em vigor o limite de cinco mil pessoas.

De referir que os Europeus foram cancelados, mas já há data para 2021: de 9 a 13 de Setembro, em Trento, Itália, onde se disputariam este ano.

Tour intocável, Giro e Vuelta a terem de dividir grandes figuras

A Volta a França continua a ter um impacto mediático que nem Giro, nem Vuelta conseguem aproximar-se. A nível de espectáculo o Tour até andou a desiludir durante alguns anos, até que finalmente em 2019 houve uma grande corrida, pelo menos até o mau tempo obrigar à redução de etapas importantes. No entanto, continua a ser a corrida mais importante do calendário.

A discussão desde que a temporada foi forçada a ser interrompida tem se centrado quase exclusivamente em quando e como o Tour pode ir para a estrada. Para já fica de 29 de Agosto a 20 de Setembro e não haverá dúvidas que praticamente todas as principais figuras das grandes voltas irão lá estar. Já não é só uma questão desportiva que está em causa. É preciso ter os grandes nomes a expor os patrocinadores.

Tanto Giro como Vuelta também vão contar com figuras importantes, mas com a prova italiana a começar a 3 de Outubro e a espanhola a 20, a Vuelta - que terá menos três etapas, pois foi cancelado o início em Utrecht, nos Países Baixos - esperará que quem opte por fazer duas grandes voltas, escolha aquela que dá um mês para recuperar. O Giro também não irá à Hungria para as primeiras pedaladas, mas mantém os 21 dias de prova, como o director Mauro Vegni sempre disse que o faria, não querendo ceder perante a pressão de dar prioridade ao Tour.

Como vão os líderes gerir objectivos? Como vão as equipas gerir os seus ciclistas com tantas corridas a coincidir e num curto espaço de tempo? São questões que não demoraram a ter resposta, pois perante tanta incerteza, pelo menos este calendário permite que se possa falar de algo mais do que treinos em casa e corridas virtuais!

Surpresa para as senhoras

Com o futuro do ciclismo em dúvida, com algumas equipas a terem de cortar ordenados, nas senhoras a instabilidade e incerteza é ainda maior. Porém, o pelotão feminino acabou por receber uma agradável surpresa no anúncio da UCI: pela primeira vez haverá um Paris-Roubaix para as senhoras. E em que dia? Pois claro, a 25 de Outubro.

Ao todo serão 18 corridas, que também começam com a Strade Bianche a 1 de Agosto e terminam com a Challenge by La Vuelta, entre 6 e 8 de Novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário