26 de julho de 2020

Já há percursos para os Nacionais de Paredes

© João Fonseca Photographer/Federação Portuguesa de Ciclismo
Os ciclistas portugueses podem começar a preparar a próxima corrida já conhecendo o que lhes espera. Depois da desilusão com o adiamento da Volta a Portugal e do Troféu Joaquim Agostinho, os olhos ficaram postos nos Nacionais. A data até foi alterada. Uma antecipação de uma semana devido a um outro evento que Paredes irá receber. A esperança é grande que os títulos nacionais sejam disputados.

As provas vão realizar-se entre 14 e 16 de Agosto. Este ano as senhoras não estarão presentes, mas o contra-relógio contará com os paraciclistas. Para os campeões de 2019, acabou por ser um ano que soube a pouco. Com tão poucas corridas realizadas, poucas oportunidades tiveram de vestir a camisola de campeão.

José Mendes (na W52-FC Porto) certamente que tudo fará para conquistar um terceiro título nacional. Já quanto José Gonçalves (Nippo Delko One Provence), o campeão no contra-relógio em Melgaço, faltará saber se o calendário da sua equipa lhe irá permitir estar presente em Paredes.

A alteração da data os Nacionais em Portugal, faz com que não coincida com outros em muitos países europeus. Isto poderá levar a que os ciclistas portugueses que competem em formações estrangeiras não estejam presentes. Será o caso de João Almeida. O campeão de sub-23 em contra-relógio e fundo tem na sua agenda a possível estreia no monumento da Lombardia, a 15 de Agosto, ao serviço da Deceuninck-QuickStep.

Mas vamos então aos percursos divulgados pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O contra-relógio irá realizar-se no primeiro dia, sexta-feira 14. Os paraciclistas terão pela frente 12,5 quilómetros. Já os sub-23 e os atletas de elite terão de cumprir 18,1, num percurso com início em Gandra e meta em Baltar. A segunda metade será num falso plano e alguns topos vão exigir bastante dos ciclistas, para que não percam tempo.



Sábado será dia da prova de fundo dos sub-23. Serão 137,4 quilómetros e depois de 41,5, o pelotão jovem entrará no circuito final, de 13,7 quilómetros. O campeão será conhecido aquando da oitava passagem pela meta. Os ciclistas vão enfrentar um acumulado de 2860 metros.


No domingo a elite fará o mesmo percurso, mas com mais duas voltas. Ou seja, 164,8 quilómetros e um acumulado de 3480 metros. A partida será em Vilela e a chegada em Gandra. Pode ver o mapa do percurso em baixo.



Sem comentários:

Enviar um comentário