Este acto nada tem a ver com público que se entusiasma às vezes um pouco de mais, que se coloca mal nas bermas da estrada, que acha que correr ao lado dos ciclistas é algo que eles apreciam quando estão a tentar ganhar uma corrida. Não, este acto tem tanto de inesperado como de inacreditável, mesmo quando se está a falar de um pai que apoia um filho numa competição. Sabemos como por vezes este tipo apoio paternal (e/ou maternal) ganha proporções... exageradas. Mas uma coisa são palavras menos bonitas, outra é vingar-se de uma decisão da organização que não o agradou, colocando em causa a integridade física de outros ciclistas.
Vamos então à história. Era a primeira etapa da Volta Antenne Reunion, competição que se realiza na Ilha da Reunião. Uma prova que não é exactamente muito falada... até ontem. A tirada seria um circuito, pois segundo a imprensa local tudo começou quando numa das voltas Enzo Bernard e Jonathan Boyer disputaram um sprint intermédio que terminou muito mal. Chocaram contra as barreiras, o que os deixou mal tratados assim como algumas pessoas que assistiam. Uma criança de dez anos terá ficado sem o polegar.
Informação confirmada está a desqualificação de Bernard por sprint perigoso, ainda que o ciclista tenha protestado no Twitter, acusando Boyer de se ter "enganchado" no seu guiador. Boyer partiu umas costelas e tem um traumatismo craniano. A organização optou por prosseguir com a corrida, apesar de o pai de Boyer ter pedido para que fosse neutralizada.
A decisão provocou o que apenas se pode classificar de um acesso de raiva do pai de Boyer, que furioso resolveu, três voltas depois do incidente, provocar um acidente. Quando uns ciclistas se aproximavam a grande velocidade para um sprint, puxou as grades de protecção para o meio da estrada. Alguns ainda conseguiram desviar-se, mas dois tiveram quedas muito aparatosas. Um deles ficou pelo menos com a clavícula partida.
As imagens estão a correr o mundo.
Comportement scandaleux d'un spectateur qui provoque la chute de coureurs avec les barrières de sécurité ! #TCAR pic.twitter.com/u8umFpvABb— Antoine Forestier (@a_forestier) 4 de setembro de 2016
O homem foi multado em 300 euros pela organização e detido pela polícia. Após interrogatório foi libertado, mas a investigação prossegue. Já a prova vai continuar, mas a primeira etapa... foi neutralizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário