© Federação Portuguesa de Ciclismo |
Depois de duas temporadas na Crédito Agrícola-Jorbi-Delta Cafés, o corredor de 21 anos mudou-se para uma formação que tem colocado alguns dos seus atletas em equipas de elite e é uma das mais fortes do escalão de sub-23. E quando, este sábado, a 40 quilómetros da meta no circuito com 129 (seis voltas), nove ciclistas destacaram-se, a Sicasal/Miticar/Torres Vedras contou com Francisco Marques e Diogo Narciso.
Bernardo Jorge (Adega Mor/GDM/CACB), Ivo Pinheiro e Quévin Sequeira (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola), Pedro Crispim (Bicicletas Rodríguez Extremadura), João Silva (Escribano Sports Team), Rúben Silva (Fortunna/Maia), Tiago Sousa (Porminho Team Sub-23), completaram o grupo que, depois de várias movimentações no pelotão, finalmente conseguiu que houvesse uma fuga que acabaria por singrar. Mas não na totalidade. Seis resistiram até à subida final, quando Ivo Pinheiro arrancou, com Marques a ser o único com capacidade para responder. Foi mais forte no sprint, em Sangalhos.
"Foi uma competição muito disputada, teve sempre um bom ritmo e houve vários ataques. A duas passagens do final consegui entrar na fuga. Foi uma fuga em que nos demos todos bem, conseguimos ganhar vantagem e mantivemos cerca de 40 segundos sempre até ao fim. Depois, na linha de meta, consegui levar a melhor e ganhar", referiu o vencedor daquele que foi o primeiro dia do calendário de estrada em todas as categorias.
Com a pandemia a provocar tantos cancelamentos e adiamentos de corridas, Francisco Marques deixou uma palavra àqueles que tornam possível a equipa continuar o trabalho de formação de jovens ciclistas: "É muito bom poder contar com o apoio dos patrocinadores, do staff da equipa e de todos os meus familiares e amigos. Sem esse apoio nada disto era possível."
O pódio foi fechado por Rúben Silva (Fortunna-Maia), que foi também o vencedor da juventude, visto ser sub-23 de primeiro ano. A Sicasal/Miticar/Torres Vedras conquistou ainda a classificação da montanha com Francisco Guerreiro e também ganhou por equipas.
Top 20 no quadro em baixo. Classificação completa neste link, via Federação Portuguesa de Ciclismo.
Este primeiro fim-de-semana de corridas de estrada fica completo este domingo com a elite a ter finalmente a sua estreia em 2021. A Prova de Abertura Região de Aveiro começa precisamente em Aveiro às 12:00, com a meta instalada em Anadia. 173,1 quilómetros espera ao pelotão, naquela que será a primeira prova da Taça de Portugal.
De referir que o Circuito CAR Anadia também contou para esta competição, no escalão de sub-23. Clássica Aldeias do Xisto (25 de Abril) e Volta a Albergaria (30 de Maio) completam o calendário desta competição.
Em baixo, o perfil da corrida deste domingo.
»»A espera está a terminar. Conheça o calendário nacional para 2021««
Sem comentários:
Enviar um comentário