O ranking em Portugal está renhido. As diferenças são pequenas, com vários ciclistas próximo da liderança que até conta com dois empatados em pontos, mas com vantagem para Luís Mendonça. O ciclista da Aviludo-Louletano-Uli assumiu o primeiro lugar no mês de Março depois da brilhante vitória na Volta ao Alentejo, mas em Abril foi apanhado por Domingos Gonçalves. O corredor da Rádio Popular-Boavista está a realizar uma temporada muito positiva, também já conta com uma vitória - na Clássica da Primavera - somando depois vários resultados entre os primeiros.
A apenas 20 pontos deste duo surge um renascido Joni Brandão. O problema de saúde que o obrigou a perder a Volta a Portugal e que antes o tinha limitado durante uma parte da temporada passada parece estar completamente ultrapassado, com o ciclista do Sporting-Tavira a estar cada vez melhor a nível físico. Até ao sexto lugar, a diferença pontual para os primeiros é de menos de 80 pontos. Entre os sub-23, o basco Xuban Errazkin, da Vito-Feirense-BlackJack, desalojou Rui Oliveira, que agora tem estado a competir com a sua equipa, a Hagens Berman Axeon, no estrangeiro. Errazkin foi o vencedor do ranking neste escalão em 2017.
Já por equipas, a W52-FC Porto chegou à posição a que está habituada. Começou a época calmamente, digamos assim, mas aos poucos os resultados estão a aparecer e lidera o ranking colectivo com mais 61 pontos do que a anterior líder, Aviludo-Louletano-Uli. As restantes equipas surgem, para já, um pouco longe, mas há que não esquecer que a fase mais importante da temporada para as formações portuguesas ainda está para vir. Grande Prémio Jornal de Notícias, Troféu Joaquim Agostinho e, claro, a Volta a Portugal irão contribuir muito para o ranking elaborado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.
O calendário nacional encontra-se numa "pausa" com o regresso marcado do pelotão nacional à estrada no final de Maio, precisamente no Grande Prémio Jornal de Notícias. Entretanto, algumas equipas portuguesas têm andado por Espanha. De sexta-feira a domingo, a Volta à Comunidade de Madrid contará com a W52-FC Porto, Efapel, Rádio Popular-Boavista, Aviludo-Louletano-Uli, Vito-Feirense-BlackJack e Miranda-Mortágua.
Quanto aos rankings internacionais, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) continua líder no World Tour, com Rui Costa a ser o melhor português, na 41ª posição. O mesmo acontece no ranking mundial, mas neste caso o ciclista da UAE Team Emirates subiu 26 posições, para a 61ª, depois da excelente exibição na Volta à Romandia e na semana antes já tinha estado muito bem nas Ardenas.
Sem surpresa a Quick-Step Floors mantém-se na liderança no ranking colectivo World Tour, enquanto no Mundial, o melhor país é a Itália (15296.57 pontos), com Bélgica (14278.57) e França (12261) a serem as nações mais próximas. Portugal ocupa o 20º lugar, com 2839.71 pontos.
Ranking nacional individual
1º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), 282 pontos
2º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 282
3º Joni Brandão (Sporting-Tavira), 262
4º Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), 235
5º Daniel Mestre (Efapel), 230
6º César Fonte (W52-FC Porto), 211
7º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 142
8º Ricardo Mestre (W52-FC Porto), 118
9º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), 111
10º Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), 86
Ranking por equipas
1ª W52-FC Porto, 597 pontos
2ª Aviludo-Louletano-Uli, 536
3ª Sporting-Tavira, 413
4ª Efapel, 350
5ª Rádio Popular-Boavista, 338
6ª Vito-Feirense-BlackJack, 222
7ª Liberty Seguros-Carglass, 8
Pode ver aqui as vitórias das equipas nacionais e os rankings.
»»Hélder Ferreira: "Iria sempre ter de mudar de tarefa no futuro e achei que agora era a altura certa"««
»»José Mendes: "Custou-me um pouco sair da Bora-Hansgrohe"««
»»Hélder Ferreira: "Iria sempre ter de mudar de tarefa no futuro e achei que agora era a altura certa"««
»»José Mendes: "Custou-me um pouco sair da Bora-Hansgrohe"««
Sem comentários:
Enviar um comentário