(Fotografia: Facebook Team Sunweb) |
É certo que nada dura para sempre e no ciclismo bem se sabe disso. Ainda há menos de dois anos, um dos patrocinadores mais antigos saiu: a Lampre. Mas ver uma Sunweb demonstrar vontade de se tornar numa das empresas que poderá marcar esta modalidade, é um sinal extremamente positivo e, quem sabe, possa servir de exemplo a convencer outros patrocinadores a surgirem ou a outros a reforçarem as suas apoios.
"Com esta estabilidade, o nosso foco organizacional poderá ser dirigido para muitos e muitos anos. Oferece-nos a oportunidade para pensar não só a longo prazo, mas para programar o nosso futuro, tornando-nos numa estrutura duradoura no ciclismo, tanto para homens como para mulheres", salientou o director geral da equipa, Iwan Spekenbrink, no anúncio desta parceria, que como se pode ler, afectará tanto a formação masculina, como a feminina. Porém, o responsável referiu como também irá permitir reforçar o Keep Challenging Center, progama no qual se trabalha no desenvolvimento de jovens atletas. E não esquecer, que a Sunweb tem uma equipa de desenvolvimento, no escalão Continental.
Os termos do novo acordo dizem que a Sunweb será o patrocinador até que uma das partes decida terminá-lo. Quando o fizer, ainda assim durará por mais dois anos, além da época que esteja em curso. Tal permitirá que ou se possa procurar um novo patrocinador, caso seja a empresa a sair, ou os ciclistas e restante staff possam ter tempo para definir o seu futuro, caso se esteja perante o final da equipa.
Esta estrutura surgiu em 2005, então como holandesa. Era a Shimano-Memory Corp e tinha uma forte influência japonesa. No ano seguinte passou a ser a Skill-Shimano. Em 2013 muda para Argos-Shimano e na temporada seguinte recebe uma licença World Tour. Muda para Giant-Shimano em 2014, voltando a mexer no nome no ano seguinte: Giant-Alpecin. Com a chegada do patrocinador alemão, mudou também a bandeira para este país. Na época passada, a marca de champôs optou por aliar-se à Katusha, enquanto a Giant continuou a fornecer as bicicletas, mas deixou de estar no nome. Entrou a Sunweb e o equipamento que faz lembrar outra empresa, ligada ao desporto, mas que nada tem a ver com esta equipa: a FootLocker. Goste-se ou não das camisolas, é excelente saber que o nome Sunweb quer permanecer ligado ao ciclismo e espera-se por muitos, muitos anos.
São 220 vitórias que estão no historial desta estrutura a primeira pelo alemão Stefan Schumacher, na Niedersachsen-Rundfahrt, a 24 de Abril de 2005. Marcel Kittel e John Degenkolb foram os responsáveis por elevar o estatuto da equipa, sendo deles as primeiras principais vitórias, tanto nas grandes voltas e o último também conquistou dois monumentos (Milano-Sanremo e o Paris-Roubaix). Os tempos são outros. Agora a aposta é em ganhar classificações gerais, com Tom Dumoulin a ser a estrela e cuja a última renovação de contrato foi até 2021. Agora, perante esta extensão indeterminada da Sunweb, outros certamente ciclistas seguirão o exemplo.
O holandês venceu no ano passado venceu a primeira grande volta, o Giro, e a equipa já está a preparar outros jovens ciclistas para seguir as pedaladas de Dumoulin, como é o caso de Sam Oomen, por exemplo (venceu a classificação da juventude na Volta ao Algarve e estará na Volta a Itália. Aliás, a aposta na juventude é extremamente forte, pois a média de idades do plantel é de 25 anos. E para mostrar como esta parceria com a Sunweb teve um arranque que dificilmente poderia ser melhor, além da Volta a Itália, Tom Dumoulin também veste a camisola de campeão do mundo de contra-relógio e a equipa foi a melhor nessa vertente na competição colectiva.
O holandês venceu no ano passado venceu a primeira grande volta, o Giro, e a equipa já está a preparar outros jovens ciclistas para seguir as pedaladas de Dumoulin, como é o caso de Sam Oomen, por exemplo (venceu a classificação da juventude na Volta ao Algarve e estará na Volta a Itália. Aliás, a aposta na juventude é extremamente forte, pois a média de idades do plantel é de 25 anos. E para mostrar como esta parceria com a Sunweb teve um arranque que dificilmente poderia ser melhor, além da Volta a Itália, Tom Dumoulin também veste a camisola de campeão do mundo de contra-relógio e a equipa foi a melhor nessa vertente na competição colectiva.
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