Foto: Twitter @EquipeFDJ |
No Critério Internacional ficou a confirmação que o que havia acontecido em Itália não era um acaso. E ameaça ser a regra. Pinot ganhou o contra-relógio e acabou por conquistar a competição. Certo que a concorrência não o testou em demasia. Jean-Christophe Peraud, vencedor em 2014 e 2015, falhou na última subida e Pinot mostrou que era claramente superior frente aos restantes ciclistas.
Ainda assim, as indicações destes primeiros meses (foi quarto na Volta ao Algarve, por exemplo) demonstram um Pinot dedicado a aperfeiçoar um dos seus pontos fracos e que o impediam de ser visto como um potencial candidato a uma vitória no Tour. No entanto, o ciclista da FDJ está decidido a mostrar que pode ser o eleito: o francês que vai finalmente voltar a conquistar a "sua" Volta. O último a fazê-lo foi Bernard Hinault em 1985.
Franck Pineau : "Les sept équipiers de @ThibautPinot ont été parfaits" https://t.co/YoGNXBGfEM pic.twitter.com/B00Ll4gcUP— Equipe FDJ (@EquipeFDJ) 27 March 2016
No ano passado, Pinot (25 anos) demonstrou que estava a trabalhar num outro ponto fraco: as descidas. Mostrou que estava a melhorar, ainda que sem convencer. Porém, é claro que a FDJ está decidida a colocar Pinot na luta com Froome, Quintana, Contador e Aru. E Pinot não irá sozinho. A própria equipa está a ser preparada para apoiar o seu líder ao estilo de uma Sky ou Movistar.
A Volta ao País Basco, que começa segunda-feira, poderá demonstrar em que nível está esta FDJ, já que a concorrência será mais intensa e não se espera mais problemas de mau tempo como no Tirreno-Adriático. Quintana, Contador, Aru, Rodríguez e Mollema estarão presentes.
Por agora, é certo que Pinot está a apresentar uma candidatura a um top cinco no Tour e talvez espreitar o regresso ao pódio, onde esteve em 2014. É ainda cedo para considerar que Pinot um candidato à vitória, mas se continuar a evoluir - e a margem de progressão é ainda grande -, talvez os franceses possam voltar a sonhar em breve.
De recordar que o ciclista já conta com duas vitórias de etapa no Tour: no ano passado foi o primeiro no mítico Alpe d'Huez e em 2012, um jovem Pinot surpreendeu ao isolar-se na última subida e aguentar a liderança até Porrentruy. E este primeiro triunfo ficou ainda marcado pelo entusiasmo com que o seu director desportivo incentivou Pinot (ver vídeo quando faltam 5,8 quilómetros e depois os últimos dois quilómetros). Imagens que entraram para a história da Volta a França.
Sem comentários:
Enviar um comentário