A espera já tem fim à vista... E espera-se que a pandemia não troque mais as voltas em 2021 no ciclismo nacional. Enquanto lá por fora várias corridas têm decorrido, o que tem permitido ter um sentimento de alguma normalidade, faltava o "nosso" pelotão regressar ao activo. Já tinha sido anunciado que dia 11 de Abril a elite vai finalmente competir, mas serão os sub-23 a inaugurar o calendário nacional de estrada este ano, no dia antes. O calendário mantém-se com muitas provas, com duas novidades e o objectivo de prolongar as corridas para lá da Volta a Portugal.
Tal como aconteceu no ano passado, Anadia será novamente o local de arranque numa fase de pandemia. Em 2020 foi com uma Prova de Reabertura, um contra-relógio individual, ganho por Rui Costa (UAE Team Emirates). Em 2021, mantém-se a recente tradição de uma Prova de Abertura na Região de Aveiro arrancar a temporada, normalmente em Fevereiro, mas estes não são tempos nada normais, pelo que será desta feita em Abril.
O Circuito CAR Anadia será disputado no dia 10 (sábado) pelas equipas de clube, com 129 quilómetros à espera dos jovens ciclistas que quase não competiram em 2020 Será um circuito, no mesmo traçado utilizado na temporada passada na referida Prova de Reabertura.
No dia seguinte será a vez do pelotão profissional matar saudades da competição. Esperam aos ciclistas 172 quilómetros, com início em Aveiro e chegada em Anadia. O percurso, maioritariamente plano, passará por todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. A subida de segunda categoria, em Talhadas, a 40 quilómetros da chegada, será o único ponto montanhoso e o maior obstáculo ao previsível domínio dos roladores e dos sprinters.
Ambas as provas contarão para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, que contará com mais duas corridas: a Clássica Aldeias do Xisto, a 25 de Abril, e a Volta a Albergaria, no dia 30 de Maio.
Segue-se um calendário com naturais ajustes ao inicialmente agendado, no qual se destaca a entrada do Grande Prémio do Douro Internacional (10 a 13 de Junho) e a Clássica de Viana do Castelo (3 de Julho). Duas provas que contribuem para mais dias de corridas, num ano em que o Grande Prémio Jornal de Notícias (30 de Agosto a 5 de Setembro) e a Rota da Filigrana (18 de Setembro) - prova que se estreou no calendário em 2019 - dão mais objectivos às equipas depois da Volta a Portugal.
A principal prova para as equipas portuguesas tende a centrar muito (quase totalmente) as atenções dos ciclistas que por cá competem, mas há muito que se reclamava por mais provas, além dos habituais circuitos de Agosto, de forma a estender a época. Num país com condições meteorológicas tão favoráveis quase até ao Inverno, corridas nessa altura do ano são muito bem-vindas, ainda mais depois de toda esta espera até Abril, quando a temporada deveria ter arrancado em Fevereiro.
De referir ainda o Campeonato Nacional de Rampa. Regressou ao calendário em 2020 e vai manter-se com um dia muito especial. A subida será à mítica Senhora da Graça. 12 de Setembro é um dia a marcar na agenda.
Destaque ainda para as formações de clube. Além de serem elas a abrir o temporada velocipédica em Portugal, terão outras provas "exclusivas", continuando também a competir com o pelotão profissional em várias das corridas do calendário. O Troféu Ribeiro da Silva será composto por três corridas e não só será importante para revelar jovens talentos, como será uma merecida homenagem a uma das referências do ciclismo nacional e um dos melhores enquanto sub-23.
Prémio Anadia Capital do Espumante (31 de Julho), Circuito da Curia (1 de Agosto) e o GP Rota dos Móveis (19 de Setembro) completam o novo troféu em disputa para os sub-23.
No feminino também se nota uma maior aposta e até haverá uma Volta a Portugal, em versão reduzida, mas são passos que se dá na direcção certa para desenvolver mais a modalidade por cá entre as mulheres. Irá para a estrada entre 20 e 22 de Agosto e acrescenta-se mais uma prova por etapas, o Grande Prémio da Beira Alta (12 e 13 de Junho).
Em Janeiro publicou-se um calendário que muito se queria que se concretizasse. Ficámos novamente confinados e em Portugal isso significou que o ciclismo ficou parado. As equipas continuam dedicadas a preparar uma temporada que está finalmente a ganhar forma. Que seja desta que o calendário se torne realidade, rumo a uma verdadeira normalidade em 2021, 2022 e adiante.
De referir ainda que Portugal vai receber o Campeonato do Mundo de Paraciclismo. O Autódromo do Estoril foi o palco eleito para as competições, que se realizarão entre 9 e 13 de Junho.
Neste link pode conferir, na página da Federação Portuguesa de Ciclismo, as provas de estrada agendadas para esta temporada de todos os escalões. Em baixo fica o calendário de elite.
Ciclistas, directores desportivos, massagistas, mecânicos, adeptos, jornalistas... quem gosta de ciclismo já sente falta de também por cá se viver o ambiente das corridas. Dia 11 de Abril teremos as primeiras pedaladas.
Calendário de elite:
➤ 11 de Abril: Prova de Abertura Região de Aveiro (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)
➤ 25 de Abril: Clássica Aldeias do Xisto (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)
➤ 2 de Maio: Clássica da Arrábida
➤ 5 a 9 de Maio: Volta ao Algarve
➤ 13 a 16 de Maio: Grande Prémio O Jogo
➤ 29 e 30 de Maio: Memorial Bruno Neves
➤ 30 de Maio: Volta a Albergaria (Taça de Portugal Jogos Santa Casa)
➤ 2 a 6 de Junho: Grande Prémio Abimota
➤ 10 a 13 de Junho: Grande Prémio do Douro Internacional
➤ 18 de Junho: Campeonato Nacional de Contra-relógio, em Vila Velha de Ródão
➤ 20 de Junho: Campeonato Nacional de Fundo, em Castelo Branco
➤ 23 a 27 de Junho: Volta ao Alentejo
➤ 3 de Julho: Clássica de Viana do Castelo
➤ 4 de Julho: Grande Prémio Anicolor
➤ 16 a 18 de Julho: Grande Prémio de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho
➤ 4 a 15 de Agosto: Volta a Portugal
➤ 20 de Agosto: Circuito de Alcobaça
➤ 22 de Agosto: Circuito da Malveira
➤ 23 de Agosto: Circuito da Moita
➤ 23 de Agosto: Circuito de Nafarros
➤ 30 de Agosto a 5 de Setembro: Grande Prémio Jornal de Notícias
➤ 18 de Setembro: Rota da Filigrana
➤ 5 de Outubro: Festival de Pista de Tavira
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