26 de setembro de 2019

Domingos Gonçalves de fora dos Mundiais

(Fotografia: © Team Caja Rural-Seguros RGA)
A selecção portuguesa vai competir com menos um ciclista devido a uma baixa de última hora. Domingos Gonçalves não viajou para Yorkshire com os restantes companheiros da equipa de elite, que já se juntaram a Nelson Oliveira em Inglaterra. O ciclista alegou "motivos pessoais" para esta ausência da corrida que se realiza no domingo.

Não foram adiantadas mais explicações, apenas que o ciclista informou na terça-feira que não correria. Contudo, o seleccionador nacional, José Poeira, afirmou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo: "É evidente que antes do atleta está a pessoa, mas os compromissos com a Selecção também são importantes. A seguir ao Mundial avaliaremos a situação, de modo a perceber se deverá ter alguma repercussão futura."

A equipa está em Yorshire com a ambição de alcançar um top dez e sempre apontando a algo mais, com Rui Costa a liderar, mas a não ser a única opção. José Gonçalves e Ruben Guerreiro são ciclistas que podem adaptar-se bem ao percurso complicado, técnico e que poderá ter a chuva a dificultar ainda mais. Rui Oliveira fará a sua estreia em Mundiais no escalão de elite, enquanto Nelson Oliveira mostrou boa forma na Vuelta - tal como Ruben Guerreiro - e foi oitavo no contra-relógio, ficando apenas a 14 segundos da medalha de bronze.

Para Domingos Gonçalves acaba por ser um final de temporada muito aquém do desejado, depois de um 2019 muito diferente do ano passado. Foram muitas as vitórias na Rádio Popular-Boavista, que ajudaram a Caja Rural a ficar convencida em contratá-lo por uma segunda vez o gémeo de Barcelos. A queda e grave lesão no ombro na Volta à Catalunha limitaram Domingos Gonçalves numa fase importante da época, mas, ainda assim, regressou às corridas a prometer resultados positivos. Nos Nacionais, em Junho, foi segundo no contra-relógio e 18º na prova de estrada, não conseguindo renovar os títulos que detinha. No entanto, as suas prestações deixavam em aberto uma presença na Vuelta.

Conseguiu a chamada, tendo antes vindo à Volta a Portugal, acabando por abandonar na sexta etapa, sem conseguir repetir a vitória de etapa da edição anterior. Na Volta a Espanha esteve muito discreto ao contrário de alguns dos seus companheiros e não partiria para a 14ª etapa.

O contrato com a Caja Rural era de apenas de um ano, pelo que é um dos portugueses que está numa equipa estrangeira cujo futuro ainda continua por definir. E nestes Mundiais, Ruben Guerreiro, Rui Costa e José Gonçalves também ainda não anunciaram por que equipa irão competir em 2020. A Lotto Soudal e a EF Education First serão opções para Ruben Guerreiro, enquanto Rui Costa poderá renovar por mais um ano com a UAE Team Emirates. José Gonçalves, tal como Guerreiro, está em final de contrato numa Katusha-Alpecin, estrutura que também não sabe que futuro irá ter em 2020, podendo a sua licença World Tour ser comprada pela Israel Cycling Academy, do escalão Profissional Continental.


Sem comentários:

Enviar um comentário