Se por si só este regresso à competição já é uma excelente notícia, então o que dizer de ter o nosso campeão do mundo presente? Rui Costa vai fazer os 22 quilómetros de contra-relógio de Anadia. O ciclista da UAE Team Emirates aproveita assim para aprimorar a sua forma, numa altura em que já vai apontando ao regresso às grandes corridas, que arrancam no próximo mês. E recorde-se que este ano irá apostar na Vuelta entre as provas de três semanas.
Mas esta vontade de competir e com as corridas World Tour a arrancarem apenas a 1 de Agosto, Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) também estarão presentes, assim como Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling). Para Rui Oliveira será a oportunidade para finalmente competir na estrada, depois de ter caído na pista logo no início do ano e ter partido a clavícula. Com a suspensão do calendário, o jovem de Gaia teve de adiar a estreia em 2020.
Ao todo são esperados quase 100 ciclistas para completar um percurso sem dificuldades de maior, que tanto apresenta zonas rápidas, como algumas subidas que poderão ajudar a equilibrar as hipóteses entre aqueles mais fãs do plano e os que gostam de algumas inclinações.
Além dos corredores do World há ainda muitos nomes a destacar. José Neves (Burgos-BH) e os jovens da Hagens Berman Axeon, André Carvalho e Pedro Andrade também estão confirmados. O último vai abrir o contra-relógio às 15 horas, com Rui Costa a fechar às 16h32 (hora de partida).
Gustavo Veloso (W52-FC Porto), Tiago Machado e Sérgio Paulinho (Efapel), João Matias (Aviludo-Louletanto) e Rafael Reis (Feirense) - um dos grandes especialistas desta disciplina em Portugal - são mais alguns ciclistas que vão estar em acção. Mas o melhor é ver a lista completa (sujeita a alteraçōes) e quando cada um parte para a estrada neste link (documento em PDF).
Mas apesar de todos os sorrisos que são difíceis de esconder entre ciclistas, staff e fãs de ciclismo, não se pode esquecer que não se vivem tempos de normalidade. A pandemia de covid-19 não acabou e, por isso, há que ter cuidados.
O público está mais do que convidado a comparecer na berma da estrada para apoiar os atletas, que bem precisam de sentir o carinho de quem partilha o gosto pela modalidade. No entanto, na partida no Centro de Alto Rendimento e a chegada na Rua da Fonte Nova não será permitido assistir, de forma a evitar ajuntamentos.
Mas são 22 quilómetros de extensão, uma centena de ciclistas para ver passar. O que não falta é espaço para rever alguns dos atletas do nosso pelotão e Rui Costa. O campeão do mundo de 2013 já tinha quebrado uma longa ausência de provas em solo nacional na Volta ao Algarve, onde lutou pela vitória, ficando à porta do pódio.
Domingo é dia de ciclismo! Finalmente!
Percurso (clique na imagem para ampliar):
»»Pelotão à espera de uma Volta a Portugal adiada e sem previsão de nova data««
»»Ciclismo nacional está de volta!««
Sem comentários:
Enviar um comentário