2 de fevereiro de 2020

João Matias e Maria Martins em destaque nos nacionais de pista

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Os suspeitos do costume dominaram os nacionais de pista. João Matias e Maria Martins amealharam mais uns títulos e olham para a época, que está prestes a começar, com confiança renovada, numa altura em que mudaram de equipa. Também Iúri Leitão aceitou um novo desafio e saiu de Anadia com uma vitória no scratch.

Num ano que pode ser histórico para o ciclismo de pista português, este trio tem sido importante para um inédito apuramento para os Jogos Olímpicos, que parece estar cada vez mais próximo. Neste aspecto não se pode esquecer, claro, os gémeos Oliveira. Rui está a recuperar de uma fractura na clavícula, enquanto Ivo vai começar na terça-feira a sua época de estrada na Volta à Arábia Saudita, mas nem por isso deixou de haver muito espectáculo no Velódromo de Sangalhos, uma prova como esta vertente da modalidade está em crescimento em Portugal.

João Matias tem sido um elemento essencial na selecção e a sua qualidade na pista foi mais uma vez premiada com dois títulos nacionais: corrida por pontos e perseguição individual. Iúri Leitão também já é chamado regularmente pelo seleccionador nacional, Gabriel Mendes, e foi então o mais forte no scratch. O jovem sub-23 vai em 2020 competir por Espanha, ao serviço da equipa Supermercados Froiz. Já Matias reforçou a Aviludo-Louletano, depois de duas boas temporadas na Vito-Feirense-PNB.

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Aos 20 anos, Maria Martins continua a sua ascensão. É a referência em Portugal na pista e já vai partilhando com Daniela Reis o destaque na estrada. Tata, como é conhecida, tinha conquistado o título nacional de omnium em Dezembro, e este fim-de-semana subiu ao pódio para celebrar as vitórias na eliminação, scratch e corrida por pontos. Na estrada, depois de dois anos na equipa espanhola Sopela, Maria Martins dá o salto para a britânica Drops. Na pista tem feito exibições fenomenais, aproveitando todas as oportunidades que teve para se colocar numa posição que a poderá levá-la aos Jogos Olímpicos de Tóquio, na disciplina de omnium.

Durante dois dias houve muitas provas e muitos campeões, com a nova geração a mostrar-se:

Juniores
Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) scratch
António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas) corrida por pontos
Irís Chagas (NRV- Academia Ciclismo Paredes) scratch
Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) eliminação 
Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) corrida por pontos.
Sérgio Saleiro (C.C.Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) perseguição
Bairrada venceu na perseguição por equipas, com Tomás Martins, Pedro Crispim, Francisco Baia e Sergio Silva

Cadetes
António Morgado (Anipura-G.D.M-Escola Alexandre Ruas)
Anipura-G.D.M-Escola Alexandre Ruas venceu na perseguição por equipas com o quarteto vencedor composto por António Morgado, Francisco Cordeiro, Gonçalo Tavares e Francisco Curtinhal

Paraciclismo
Telmo Pinão sagrou-se campeão nacional de perseguição individual e de quilómetro em C2. Já Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu ambas as provas em C3, João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Valvoline) venceu na prova de perseguição individual e do quilómetro em C4. Hélder Maximino (360ºBike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) conquistou as provas em C5.

Em masters
As femininas correram nas disciplinas de scratch e eliminação. Nadia Mendes (C E Gonçalves/Azeitonense) sagrou-se campeã nacional em masters 30, Sónia Santos (Vilanovense/COREVA/DUOREP) venceu em masters 40 e Ana Gaspar (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) foi a melhor em masters 50.

Entre os homens, o master 30 José Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS), o master 40 Rui Guerreiro (Centro Ciclismo de Loulé) e o master 50 Vitor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C.Ciclismo) venceram as duas corridas, de scratch e de eliminação, na respectiva categoria. Em masters 60, Sílvio Serrenho ganhou em scratch e Jaime Ambrósio (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) em eliminação.

Antes do arranque da temporada de estrada a 16 de Fevereiro, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, entre 7 e 9 há mais pista para ver, com a Troféu Internacional Município de Anadia, que juntará portugueses com atletas de outros países.


Sem comentários:

Enviar um comentário