11 de janeiro de 2021

Novo nome e reforços interessantes em Mortágua

© Facebook Tavfer-Measindot-Mortágua
Novos patrocinadores que significa novo nome, reforços de qualidade e a continuação na aposta em ciclistas de valor e à procura ou de relançar a carreira ou de prosseguir a sua afirmação. É o caso de Joaquim Silva (na fotografia) e de Leangel Linarez, respectivamente, este último um sprinter venezuelano que esteve a muito bom nível na Volta a Portugal (ficou tão perto de uma vitória em etapa). A agora Tavfer-Measindot-Mortágua, contratou um Iúri Leitão que apesar de jovem, há muito que está dedicado em tornar-se num sprinter ganhador, ele que regressa a Portugal como o campeão europeu de scratch, em pista.

Pedro Silva vai contar com um conjunto de ciclistas bem interessante, pois os reforços podem contribuir para fortalecer a equipa tanto na luta pelos sprints, como na disputa por corridas que incluam mais montanha. Continuando entre os sprinters, além de Leitão (22 anos) - ciclista que em 2020 foi até Espanha (Super Froiz) à procura de mais provas para o seu estilo, mas com a pandemia a estragar-lhe os planos de afirmação -, chega Pedro Paulinho.

Depois de ter estado ao lado do irmão, Sérgio, na Efapel, separa-se novamente, para ter uma responsabilidade de ajudar Linarez (23) e Leitão. Aos 30 anos, já não se espera ver Paulinho confirmar o potencial que demonstrou nas camadas jovens. Não se tornou num sprinter de referência, mas a sua experiência no pelotão pode ser uma mais-valia.

A equipa perdeu um dos seus melhores ciclistas das duas últimas temporadas, Daniel Freitas (vai para a Rádio Popular-Boavista), mas continua a apostar forte nos sprints.

Já de Tiago Antunes - e a pensar noutro tipo de terreno - ainda se espera que possa confirmar o seu potencial. Tem apenas 23 anos e foi mais um ciclista a ver a pandemia estragar-lhe os planos para 2020. Queria relançar a carreira, mas nem à Volta a Portugal conseguiu ir. Esteve no Centro Mundial de Ciclismo da UCI, passou por Espanha na Aldro, foi depois até à SEG Racing Academy, uma das melhores equipas na formação de jovens ciclistas. Porém, a afirmação demora em acontecer.

Poderá formar uma dupla interessante com Joaquim Silva, tanto na ajuda, como para ele próprio se assumir como figura principal em algumas corridas. A ver se é desta que Tiago Antunes atinge um nível mais alto e que lhe permita concretizar o sonho que alimentava no início de 2020: regressar a uma equipa estrangeira para tentar chegar o mais longe possível no ciclismo.

Da Sicasal Miticar Torres Vedras - equipa por onde também passou Iúri Leitão - chega o jovem Francisco Morais (22 anos), que se vai estrear como profissional e será um dos ciclista a seguir na sua evolução, agora que tem a oportunidade para se juntar definitivamente à elite.

A surpresa chama-se Rui Carvalho. Quase caiu no esquecimento depois de uma longa suspensão por doping. Testou positivo por uso de esteróides anabolizantes na Volta a Portugal do Futuro e esteve suspenso entre 2015 e 2019. A Tavfer-Measindot-Mortágua estende a mão a um ciclista agora com 25 anos e que chegou a ser um promissor atleta - um trepador - nas camadas jovens. Tem agora uma segunda oportunidade para construir uma carreira.

Entre as permanências, além de Joaquim Silva (28 anos) e o Linarez, continuam também na equipa Ángel Sánchez Rebollido (27), um bom rolador, tal como Gaspar Gonçalves, sendo que o português de 25 anos é um ciclista que gosta de tentar a sua sorte em fugas, por exemplo.

Pedro Pinto (20) vai prosseguir a sua evolução na equipa que representa há três temporadas, enquanto Ash Coning (20), o britânico adoptado por Cascais, está desejoso de mostrar o que vale, depois de um 2020 que, já se sabe, não houve oportunidades para o fazer.

Com a saída da Miranda Bike Parts como patrocinador, a formação de Mortágua vai ganhar um novo look e Pedro Silva tem razões para estar confiante num bom 2021, tendo uma equipa equilibrada, que poderá procurar bons resultados, que até possam passar por alguma vitória.

Os novos patrocinadores

Como curiosidade, aqui fica a apresentação dos dois novos patrocinadores, segundo a explicação dada na página oficial de Facebook da equipa.

"O Grupo Tavfer é actualmente uma referência em áreas tão distintas como a inspecção de veículos, onde é líder nacional no sector através das entidades CIMA e Inspecentro, no comércio e serviços, através da Egicos, nos seus Vinhos premiados mundialmente, e ainda nos sectores do Turismo, Imobiliário, Saúde, Agroflorestal, na Indústria e Energia, na Segurança no Trabalho e Higiene Alimentar", lê-se na página.

A Measindot-Enginneering Lda foi criada em 2015 e "é uma empresa especializada na área da construção metálica e mista, prestando serviços de engenharia e consultoria no fabrico e montagem de produtos metálicos, construção civil e obras pública".

»»Feirense tenta renascer com o regresso de um patrocinador e uma surpresa na liderança««

»»A vez de António Carvalho numa Efapel renovada««

Sem comentários:

Enviar um comentário