8 de abril de 2018

Francisco Pardal campeão europeu de Downhill num dia com seis títulos para Portugal

Francisco Pardal venceu o título em elite
(Fotografia: Júlio Ornelas/Federação Portuguesa de Ciclismo)
O Campeonato da Europa de Downhill era uma das competições mais importantes a realizar-se em território nacional em 2018. E os portugueses foram algumas das grandes estrelas, conquistando seis títulos, incluindo o de elite. Francisco Pardal bateu a forte concorrência - 81 atletas de 19 países - e umas condições climatéricas que contribuíram para que fosse uma vitória com contornos épicos.

“Esta vitória compensa todo o trabalho e significa uma força extra para as outras corridas, porque ainda estamos em início de temporada e há muitas corridas por diante. Vim com o objectivo de vencer. Sabia que não seria fácil, mas tinha a meu favor a pista ser ao meu gosto e estar a jogar em casa. Aproveitei esses factores, dei o meu melhor e estou muito feliz", disse o novo campeão europeu. Já no sábado, na sessão cronometrada, Pardal tinha feito o melhor tempo: “Hoje as condições eram muito piores, choveu imenso na minha descida final. Senti que as dificuldades foram maiores, mas consegui dar a volta e fazer uma boa descida. Piorei dois segundos face ao tempo de ontem, o que foi muito bom.”

Francisco Pardal desceu a pista do Louzanpark, na Lousã, de 2,43 quilómetros em 4.11.306 minutos, batendo o francês Benoit Coulanges (Dorval AM) por apenas 110 milésimos de segundo. O terceiro classificado, o italiano Johannes von Klebelsberg, ficou a 1.709 segundos de Pardal. O madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) também esteve a bom nível, terminando na quarta posição, a 2,697 segundos do vencedor.

TIago Ladeira é o campeão de juniores
(Fotografia: Júlio Ornelas/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Antes de Pardal, já Tiago Ladeira (Miranda Factory) tinha se sagrado campeão europeu de juniores. O jovem português gastou 4.19.009. No pódio ficou o alemão Mika Hopp (Gz Rocky Mountain Racing), que gastou mais 1.238 segundos, e o italiano Stefano Introzzi, a 1,828 segundos.

Os outros quatro títulos foram conquistados nas categorias de master 35, 55 e 60 e na de 35 femininas: Márcio Ferreira (MCF/Município de S. Brás/XDream), José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás), Rui Portela e Ana Martins (UD Lorvanense). Nos dois últimos casos eram os únicos participantes no seu escalão.

Mas houve mais medalhas. Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing levou a de prata em master 30 e Hélder Padilha em master 35. João Estêvão (Wildpack BCF Algarve Racing) ficou com o bronze em master 50.


Sem comentários:

Enviar um comentário