© João Fonseca Photographer |
"Iniciaram-se imediatamente diligências no sentido de realizar a 47ª Volta ao Algarve na próxima Primavera. A nova data prevista é o período de 5 a 9 de maio, embora a recalendarização dependa da consensualização com as equipas e com os parceiros envolvidos no evento, tendo também de ser aceite pela União Ciclista Internacional, dado tratar-se de uma prova do calendário UCI", explica a FPC.
Lamentando o adiamento, diz ainda: "A organização da Volta ao Algarve está consciente de que estavam criadas legítimas expectativas de realização de um excelente espectáculo desportivo, no entanto o contexto geral do país impõe um adiamento que sinalize o compromisso da Federação Portuguesa de Ciclismo com a defesa da saúde pública e a motivação de oferecer aos adeptos uma corrida de grande qualidade, noutro momento do ano."
A mudança de data poderá alterar o plano de algumas equipas World Tour previstas para competir na Algarvia. Estavam confirmadas 14 das 19 formações do máximo escalão, sendo que duas até tinha ficado de fora da selecção final. E Chris Froome pretendia estrear-se pela Israel Start-Up Nation em Portugal. Quem virá em Maio?
Essa será agora a grande questão. Se a data for oficializada, significa que vai "chocar" com o início do Giro (de 8 a 30 de Maio). Nada que possa ser visto como grave. A Volta à Califórnia realizava-se precisamente durante a primeira semana da prova italiana e, mesmo noutro continente, atraía equipas World Tour. Portugal estando mais perto...
Nessa data há ainda os 4 Dias de Dunquerque, em França (4 a 9 de Maio) e a Volta a Comunidade de Madrid (6 a 9), esta última uma corrida que algumas equipas portuguesas costumam participar.
Ou seja, a nova data da Algarvia aponta para o período pós-clássicas e pré-Volta a França, que começa a 26 de Junho, sendo que nesse mês a Volta a Suíça e o Critérium du Dauphiné são os destinos preferidos de quem está a preparar a grande volta francesa.
A nova data em Maio para a Volta ao Algarve poderá fazer mudar de ideias algumas das formações que vinham a Portugal em Fevereiro, mas talvez ainda seja possível ter cá algumas das melhores equipas do mundo e também algumas das suas principais figuras.
Agora é esperar por mais novidades para a corrida que no nosso pais tem a categoria mais alta da UCI: pertence ao circuito ProSeries, o escalão abaixo do World Tour.
Para as equipas portuguesas, significa que o calendário nacional arranca mais tarde. A Prova de Abertura foi em 2021 marcada apenas para 7 de Março - normalmente realizava-se antes da Volta ao Algarve - e assim poderá mesmo continuar a ser a primeira prova do ano em Portugal. Para já, predomina a incerteza perante a situação pandémica no país.
»»Recorde de equipas World Tour na Volta ao Algarve. E duas ficaram de fora!««
Sem comentários:
Enviar um comentário