29 de junho de 2017

Agora é branco a mais...

Alberto Contador e companheiros vão ter uma camisola nova para o Tour
(Fotografia: Kramon/Trek-Segafredo)
A regra determina que os equipamentos devem ser distintos de forma a reconhecer-se facilmente as equipas durante as corridas. A regra existe, mas há muito que já nos tivemos de habituar a tentar adivinhar quem é quem quando a imagem está mais afastada. Os equipamentos têm de ser aprovados e ano após ano verifica-se alguns muito idênticos que passam o "teste". 2017 não foi excepção. O maior problema tem sido distinguir os vermelhos da BMC, Katusha-Alpecin e Cofidis, sempre que a formação Profissional Continental está em prova. Juntam-se a Lotto Soudal e a Trek-Segafredo. Todas apostaram no vermelho, ainda que a última tenha muito preto. Depois há a Movistar e a Orica-Scott, cujo o azul também é muito parecido, principalmente visto à distância.

Porquê este tema hoje? Algumas equipas estão a apresentar equipamentos renovados para o Tour. Não é inédito e é também um forma de marketing. Porém, parece que resolveram todas virarem-se para o branco. Sim, vai ser um pelotão muito branquinho e boa sorte para se encontrar o líder da juventude. A Sky foi a primeira a mostrar a mudança de camisola. Abandona o tradicional preto com a lista azul e opta pelo branco no Tour. Ontem foi a Katusha-Alpecin, que mantém parte do vermelho, mas a parte de cima da camisola passa a ser branca. Esta quinta-feira foi a vez da Trek-Segafredo divulgar a camisola especial: é branca.

No caso da Katusha-Alpecin é bem possível que a parte branca até ajude a distinguir de facto a equipa, já que não mudou toda a camisola e deixando de ser completamente vermelha, não haverá confusão com a BMC ou Lotto Soudal.

Quanto à cor branca, a Sky e a Trek-Segafredo vão juntar-se à Sunweb e UAE Tem Emirates, que têm algum preto, mas a camisola é predominantemente da cor clara. Salvo alguma alteração de última hora, a Fortuneo-Vital Concept também tem mais branco, a FDJ e AG2R idem. Porém, as equipas francesas têm outras cores. Ainda assim, é muito branco.

Há indicações que os líderes das classificações devem ser facilmente identificáveis. A Lotto-Jumbo, por exemplo, manteve uma longa tradição de equipas que ao vestiram de amarelo, mudam no Tour. A formação holandesa já anunciou que trocou as cores, ou seja, o preto passa a dominar, com as mangas a serem amarelas. No entanto, o líder da classificação da juventude não terá o mesmo respeito. A camisola da montanha também tem o fundo branco, mas aquelas bolinhas vermelhas vêem-se à distância!

Vida difícil para quem tiver de comentar as etapas...



Sem comentários:

Enviar um comentário