11 de abril de 2017

Ivo Oliveira e João Matias em Hong Kong a pensar em Tóquio2020: "Vamos à luta!"

João Matias, o seleccionador Gabriel Mendes e Ivo Oliveira
com ambição de obter top dez nas quatro provas em que
os ciclistas estarão presentes (Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)

Portugal está representado nos Mundiais de Pista por dois ciclistas: Ivo Oliveira e João Matias. Ambos apontam a classificações de top 10 e querem começar a preparar uma presença nos Jogos Olímpicos de 2020. A aposta no ciclismo de pista está cada vez mais a dar os seus frutos. Depois do sucesso nas camadas jovens, com os gémeos Oliveira em destaque, há um ano, no Mundial de Elite, a selecção nacional apurou-se para duas provas, por intermédio de Ivo Oliveira, em 2017 irá competir em quatro, com ambição e confiança.

“Pretendemos conseguir um bom nível de pontuação, o que passa por alcançar lugares no top 10, uma meta que considero possível nas quatro disciplinas”, afirmou o seleccionador Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. A procura de pontos será importante para o apuramento para a Taça do Mundo na próxima temporada. No entanto, Gabriel Mendes referiu que há "diferentes patamares de objectivos", o que significa que a presença nestes Mundiais também já se traduz no pensamento para os Jogos Olímpicos, Tóquio2020. “No horizonte de qualificação olímpica, a experiência que vamos adquirir no Campeonato do Mundo é muito importante para o futuro. Podemos mesmo dizer que já faz parte do processo de qualificação. Embora os pontos não contem para o ranking de apuramento, que ainda não está aberto, são fundamentais para conseguirmos outras participações internacionais. E, além disso, a presença em Hong Kong dá-nos mais experiência num patamar elevado de competição”, salientou.

Com medalhas em europeus e mundiais nos escalões jovens, Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) persegue agora o sucesso na elite. Com apenas 20 anos vai participar nos seus segundos Mundiais no principal escalão. Em 2016 competiu em scratch e na corrida por pontos, mas agora mudou para a perseguição individual e omnium. A primeira disciplina é aquela em que tem obtido excelentes resultados, com medalhas como júnior e sub-23, mas é o omnium o principal destaque para o jovem ciclista. “São duas disciplinas muito importantes, mais o omnium, por ser disciplina olímpica. Quero já começar a fazer pontos para garantir a presença na Taça do Mundo, onde começarei a pensar nos Jogos Olímpicos, um objectivo nada fácil, porque só se apuram oito países da Europa", salientou Ivo Oliveira.

Já João Matias faz a sua estreia nestas andanças ao 25 anos, mas motivação claramente não lhe falta: "É o corolário de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a nível pessoal e da própria selecção. Darei o meu melhor para tentar resultados no top 10. Vamos à luta!” O corredor da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack vai competir em scratch e na corrida por pontos.

Os dois ciclistas prepararam estes Mundiais no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos e o primeiro a entrar em acção será João Matias, na quinta-feira (scratch) e no dia seguinte fará a corrida por pontos. Na sexta-feira Ivo Oliveira também entrará em acção na pista de Hong Kong, na perseguição individual, sendo que no sábado competirá no omnium.

De referir ainda que Vicente Garcia de Mateos, espanhol do Louletano-Hospital de Loulé que recentemente venceu a Clássica Aldeias do Xisto, estará também na Ásia a representar a sua selecção.

Os Mundiais de Pista decorrem entre esta quarta-feira e domingo (pode ver aqui o calendário) e algumas corridas serão transmitidas no Eurosport. De recordar que o fuso horário em Hong Kong são mais sete horas do que em Portugal Continental.




Sem comentários:

Enviar um comentário