4 de abril de 2017

Deixa o ciclismo aos 24 anos: "Não estava a desfrutar do que fazia"

(Fotografia: Volta ao Alentejo)
Foi considerado um dos jovens mais promissores da sua geração em Espanha e aos 21 anos a Euskadi Murias garantiu um ciclista forte no sprint, com talento para corridas de um dia, mas também com capacidade para algumas provas por etapas. Imanol Estévez parecia que tinha tudo para lutar para chegar a um nível mais alto do ciclismo, mas, ainda numa fase de evolução como atleta, o ciclista surpreendeu esta terça-feira com o anúncio da sua retirada. Foi com uma mensagem directa e franca publicada no Facebook que revelou a sua decisão. Estévez explica como deixou de desfrutar da modalidade e como quer perseguir um novo sonho: o da aviação.

A curta carreira do espanhol ficará ligada a Portugal. Foi na Volta ao Alentejo, em 2016, que Imanol Estévez conquistou a sua única vitória como profissional (na fotografia). Venceu a primeira etapa ao sprint, em Castelo de Vide, e foi líder por um dia. Para a Euskadi-Murias foi também um momento marcante, pois é o único triunfo que a equipa conquistou nos seus três anos de história.

"Hoje não é um dia triste para mim, pelo contrário. A razão porque deixo tão cedo [o ciclismo] é porque há muito tempo que não estava a desfrutar do que fazia, não tinha entusiasmo pelo meu trabalho. Chegou o momento de colocar um ponto final a uma etapa da qual me sinto muito orgulhoso por a ter vivido e da qual levo muitos valores que não poderia ter adquirido em mais nenhum sítio", escreveu Imanol Estévez.

Em 2014, o jovem ciclista foi o melhor sub-23 em Espanha, somando 11 vitórias. O projecto liderado por Jon Odriozola, então com o nome de Murias Taldea, agarrou de imediato Estévez, dando-lhe a possibilidade de iniciar a carreira como profissional.

Na mensagem, o agora ex-ciclista explica que sempre foi pensando na aviação e que foi adquirindo conhecimentos a nível amador. Agora diz ser o que quer para a sua vida, trocar as bicicletas pelos aviões.

A notícia surpreendeu o ciclismo espanhol e à equipa restou agradecer a dedicação de Estévez e desejar-lhe sorte para o futuro.

Aqui fica a mensagem que Imanol Estévez partilhou no Facebook.



Sem comentários:

Enviar um comentário