É simples, eficaz, pode salvar um telemóvel de ficar sem bateria, só não é muito barato, mas ainda assim, podia ser pior. Chama-se Atom e é um gerador de energia que funciona nas bicicletas através das pedaladas. Numa época em que o telemóvel é um bem que dificilmente não acompanha alguém, seja em passeios, treinos, ou deslocações para o trabalho, o Atom pode garantir que nunca fica sem bateria, funcionando também noutros dispositivos e até nas luzes que se utiliza nas bicicletas e que podem ser carregadas se tiverem uma entrada USB.
A empresa SIVA desenvolveu a tecnologia e em 2013 recorreu à plataforma de crowdfunding Kickstarter para angariar o dinheiro necessário para conseguir produzir o carregador. Juntou mais de 100 mil dólares e o Atom tornou-se numa inovação tecnológica a pensar naqueles que não vivem sem a bicicleta e sem o telemóvel. É possível comprá-lo através da internet - mas neste momento está esgotado - e custa 119,99 dólares (cerca de 114 euros).
O mecanismo é leve e fácil de montar, como se pode ver no vídeo feito quando os criadores iniciaram a campanha de crowdfunding. Mas além de ser utilizado enquanto se pedala, também se pode retirar o carregador, que é portátil e, por isso, pode ser ligado ao telemóvel noutro local. Se a bateria estiver fraca, em poucos minutos de pedaladas poderá começar a ter mais bateria no telemóvel, o que será uma grande ajuda para quem pedala durante muitos quilómetros e tiver alguma aplicação que utiliza o GPS que gasta muito a bateria. Desta forma, evita o dissabor de no final de um treino, por exemplo, reparar que o telemóvel desligou-se e ficou sem os dados que estava a gravar com a aplicação.
Não importa a potência de pedalada. O Atom controla a energia que é enviada para o dispositivo evitando que haja uma descarga demasiada elevada que danifique o que se está a carregar.
Aqui fica o vídeo que explica bem como funciona o Atom (em inglês).
Sem comentários:
Enviar um comentário