12 de dezembro de 2016

Alberto Contador troca Volta ao Algarve pela Andaluzia

(Fotografia: Facebook de Alberto Contador)
Alberto Contador deverá estrear-se com a Trek-Segafredo na Ruta del Sol. Apesar de nos últimos anos o espanhol ter preferido quase sempre a Volta ao Algarve - que se realiza na mesma data -, em 2017 Contador parece estar inclinado a regressar à Andaluzia, na prova que competiu em 2015 e perdeu por dois segundos para Chris Froome. Ainda não há confirmação oficial por parte da equipa ou do ciclista, mas parece que a 43ª edição da Algarvia poderá não contar com um dos principais nomes do pelotão e que é um dos preferidos dos adeptos portugueses.

Em 2009, 2010, 2011, 2014 e 2016 Contador esteve na Volta ao Algarve, tendo vencido nos dois primeiros anos. Na última edição, em Fevereiro, venceu no Alto do Malhão, terminando em terceiro na geral. A notícia que o espanhol vai à Ruta del Sol foi avançada pelo site basco Zikloland, que escreve ainda que a corrida na Andaluzia deverá mesmo ser a primeira competição de Contador em 2017, que não irá à Argentina ao Tour de San Juan, como tinha sido avançado.

A restante preparação rumo à Volta a França deverá ser bastante idêntica há deste ano, ou seja, irá ao Paris-Nice, Volta à Catalunha e Volta ao País Basco (competição que venceu quatro vezes, incluindo este ano). 

Contador tinha previsto terminar a carreira em 2016, mas acabou por recuar na decisão. Com o final da Tinkoff e depois de um ano em que ficaram claros os muitos problemas na equipa, com o espanhol a contar com pouco apoio de alguns colegas, Contador escolheu a Trek-Segafredo, abandonando a ideia de criar a própria equipa, alegadamente por falta de patrocínios.

Com a chegada de Contador à equipa americana, já foi anunciado que Bauke Mollema será o líder na Volta a Itália, tornando-se num escudeiro de luxo para o espanhol no Tour. Outro dos homens que provavelmente fará parte do grupo de confiança de Contador será o português André Cardoso (ex-Cannondale-Drapac). A equipa está a realizar o estágio de Inverno em Benidorm e foi das equipas que abriu os cordões à bolsa para garantir alguns dos principais ciclistas da actualidade. Além de Contador chegou, por exemplo, John Degenkolb e Koen de Kort (ambos ex-Giant-Alpecin), Jarlinson Pantano (ex-IAM) e também outro português: o jovem Ruben Guerreiro (ex-Axeon Hagens Berman).

A Volta ao Algarve realiza-se de 15 a 19 de Fevereiro e já conta com dez equipas World Tour confirmadas: Astana, Bora-Hansgrohe, Cannondale-Drapac, Dimension Data, FDJ, Katusha-Alpecin, Lotto-Jumbo, Lotto Soudal, Movistar e a Quick-Step Floors.


Sem comentários:

Enviar um comentário