2020 pode ter sido um ano para esquecer para os amantes dos granfondos, com a pandemia a forçar o cancelamento de praticamente todos. Ainda houve no Algarve, por exemplo, em fevereiro, mas é em 2021 que se espera que estas competições possam regressar em pleno. A região de Coimbra, mais precisamente Montemor-o-Novo, irá receber o UCI Gran Fondo World Series. O evento está agendado de 16 a 18 de Abril e pertence ao grupo de seis novos granfondos que vão entrar neste campeonato para amadores, que dá direito a um título mundial.
O regulamento refere que serão apurados 20% dos melhores classificados por escalão, em cada prova. Assim poderão competir no UCI Gran Fondo World Championships, ou seja, nos Mundiais. E os vencedores terão a sua camisola do arco-íris.
Com as seis novas entradas anunciadas pela UCI na sexta-feira, o calendário aumenta para 25 provas, com passagem por quase todos os continentes. A primeira será na Austrália entre 4 e 6 de Fevereiro, se houver condições, pois a situação pandémica continuará a influenciar a realização das provas. Este ano o cancelamento de grande parte foi inevitável.
As seis novas provas que vão estar no calendário em 2021 são as seguintes:
- Granfondo Austrália, em Ballarat, de 4 a 6 de fevereiro;
- Granfondo Região de Coimbra, em Montemor-o-Velho, de 16 a 18 de abril;
- Granfondo Antália, Turquia, de 30 de abril a 2 de maio;
- Granfondo Vosges, em La Bresse (França), 16 de maio;
- Tour Lakeland, em Lahti (Finlândia), 23 e 24 de julho;
- Granfondo Ilha de Man, em Ramsey (Grã-Bretanha), de 30 de julho a 1 de agosto.
Mais informações sobre o UCI Gran Fondo World Series neste link (site oficial das corridas).
»»Pandemia muda planos de reforma««
»»Oito medalhas na melhor prestação da Equipa Portugal nos Europeus de pista««
Sem comentários:
Enviar um comentário