6 de julho de 2020

Afinal há Europeus e mesmo antes do Tour

Elia Viviani é o campeão europeu em título
Afinal haverá Campeonatos Europeus de estrada. Depois do adiamento das corridas prevista para Trento, pouca esperança havia de ser possível realizar-se as corridas em 2020. A pandemia criou muita imprevisibilidade e quando foi possível lançar um calendário intenso num curto espaço de tempo, parecia difícil encaixar uns Europeus que pouco têm entusiasmado.

Mas a União Europeia de Ciclismo (UEC) não baixou os braços e não só encontrou um local alternativo, como uma data: imediatamente antes do Tour. E pelo meio há uma clássica do World Tour. E (sim, ainda há mais), no fim-de-semana anterior há Nacionais. Toda esta acção será em França, mais concretamente em Plouay, na zona da Bretanha.

Vamos então às datas dos Europeus:

24 de Agosto (segunda-feira): contra-relógio individual feminino e masculino de juniores, sub-23 e elite;

26 de Agosto (quarta-feira): prova de fundo de sub-23 feminina e de elite masculina;

27 de Agosto (quinta-feira): prova de fundo de sub-23 masculina e de elite feminina;

28 de Agosto (sexta-feira): prova de fundo de juniores feminina e masculina; prova de estafetas mistas (contra-relógio por equipas).

A Volta a França arranca dia 29 em Nice e, por isso, é que a corrida de elite masculina não fecha o programa como habitualmente. Ainda assim não será fácil seduzir um pelotão de grandes estrelas, pois poucas estarão dispostas a arriscar um problema que as afaste do Tour.

A "pausa" no dia 25 é para que seja realizada a Bretagne Classic - Ouest-France, clássica do World Tour. Os ciclistas que estarão no Europeu ao serviço das selecções, podem participar na clássica (pelas suas equipas "originais").

"Dado a difícil temporada devido à crise sanitária do covid-19, ser possível organizar os Campeonatos Europeus de estrada é, sem dúvida, uma grande fonte de conquista e orgulho. Desde o início da crise sanitária que afetou todo o mundo, que trabalhámos incansavelmente para tentar salvar e, se possível, marcar eventos. Após o adiamento dos campeonatos de Trento (Itália) para 2021, iniciámos uma série de contatos para não perder o nosso maior evento", salientou Rocco Cattaneo, presidente da UEC.

O percurso está a ser ultimado, assim como os protocolos com as medidas de segurança, tendo em conta o tempo de pandemia que vivemos. Este agendamento significa que Elia Viviani e Amy Pieters não vão ser os campeões em título até 2021, a não ser que vençam novamente. Mas o italiano vai ao Tour...

Esta questão do pelotão com poucas figuras do ciclismo tem-se agravado desde que em 2017 os Europeus passaram a ser disputados em Agosto. No primeiro ano em que os profissionais puderam participar, em 2016, foi em Setembro.

Em 2020, o plano era novamente passar as corridas para esse mês, com a cidade italiana de Trento, em Itália, como palco. A previsão é que em 2021 esse plano original seja retomado, incluindo o local.

Os campeões

Aproveita-se para recordar aqueles que, em elite, já vestiram a camisola de campeão da Europa desde precisamente 2016. O eslovaco Peter Sagan foi o primeiro. Seguiu-se o norueguês Alexander Kristoff, o italiano Matteo Trentin e o compatriota Elia Viviani.

Quanto às senhoras há um domínio holandês. Anna van der Breggen venceu em 2016 e Marianne Vos no ano seguinte. A italiana Marta Bastianelli “intromete-se” nesta lista, que tem então Amy Pieters, outra holandesa, como a campeã em título.


Sem comentários:

Enviar um comentário