13 de junho de 2017

Nelson Oliveira pré-convocado para estar ao lado de Nairo Quintana no Tour

Não tem sido um ano fácil para Nelson Oliveira. Uma queda no Paris-Roubaix forçou-o a fazer uma longa paragem. Foram quase dois meses sem competir, até que regressou no início de Junho, na Hammer Series. O campeão nacional de contra-relógio está actualmente a competir na Volta à Suíça, com o principal objectivo de ganhar ritmo. Em circunstâncias normais seria quase certo um lugar na equipa para a Volta a França, contudo, o longo afastamento da competição poderá "empurrar" Nelson Oliveira para a Vuelta.

O ciclista português está na pré-convocatória da Movistar para o Tour. São 14 ciclistas, com dois garantidos: Nairo Quintana e Alejandro Valverde. Isto significa que 12 ciclistas perseguem sete lugares. Além de Nelson Oliveira estão na lista Andrey Amador, Daniele Bennati, Carlos Betancur, Jonathan Castroviejo, Alex Dowsett, Imanol Erviti, Rubén Fernández, Jesús Herrada, Dani Moreno, José Joaquín Rojas e Jasha Sütterlin.

Amador é pouco provável que seja chamado. Esteve no Giro e é possível que seja resguardado para a Volta a Espanha, para estar ao lado de Valverde. Sütterlin tem mostrado estar a bom nível, mas aos 24 anos, o alemão ainda não pertence ao grupo de confiança de Quintana e não será surpresa se ficar de fora, tal como Alex Dowsett. O britânico parece não convencer os responsáveis da Movistar em 2017. Apontou este ano como aquele que voltaria a atacar o recorde da hora, que foi dele antes de Bradley Wiggins o bater, mas depois virou as atenções para se preparar para o Giro. Foi excluído para surpresa de quase todos, inclusivamente dele. A sua forma física não convence, apesar de quando está bem tem provado ser uma boa ajuda para os seus líderes.

Castroviejo, Erviti, Herrada, Fernández, Bennati e Moreno são ciclistas com uma probabilidade muito forte de estar no nove ideal da Movistar para o Tour. Também Rojas é um homem que Quintana aprecia, ainda mais depois da importância que teve na Volta a Itália. A dúvida é se a equipa espanhola não estará a ponderar em poupá-lo para a Vuelta e colocá-lo no apoio ao amigo Valverde.

O grande mistério chama-se Carlos Betancur. É o talento colombiano que de vez em quando desaparece do mapa, mas em quem a Movistar ainda não desistiu, mesmo depois das suas acções pouco desportivas na AG2R (chegou a nem indicar aos responsáveis da formação francesa onde estava e o que andava a fazer). Em 2017, apesar dos quilos a mais (e não eram poucos) no início do ano, Betancur foi melhorando. Não há dúvidas que quando este ciclista está bem é uma mais valia tremenda, mas sendo tão instável, a Movistar poderá antes apostar em alguém mais confiável, pois precisa de todos 100% concentrados em ajudar Nairo Quintana.

A missão de entrar na equipa do Tour não está fácil para Nelson Oliveira, ainda que o ciclista português tem a confiança da equipa e de Quintana, tendo sido um dos melhores homens da Movistar em 2016. A Volta a França não correu de feição para o líder, mas Oliveira foi dos companheiros que cumpriu a sua função sem mácula e esta regularidade e também lealdade são dois dos maiores factores que funcionam a favor do português. O ciclista de Aveiro não está muito preocupado se irá ficar de fora da equipa para o Tour, pensando já que, caso aconteça, ainda tem muitas corridas para se mostrar. Para já, depois de terminar na Suíça, Nelson Oliveira vem até Santa Maria da Feira para tentar conquistar mais um título de campeão nacional de contra-relógio.

A Volta a França começa dia 1 de Junho em Dusseldorf, na Alemanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário