O pódio final: Rosón, Hivert e o português Henrique Casimiro
(Fotografia: Facebook Volta a Castela e Leão) |
Tem competido mais por Portugal este ano, mas a viagem até Espanha da Efapel foi bastante produtiva. A equipa terminou a Volta a Castela e Leão com dois ciclistas no pódio. Henrique Casimiro foi terceiro a 55 segundos do vencedor, o francês Jonathan Hivert, da Direct Energie. Em segundo ficou Jaime Roson, ciclista espanhol da Caja Rural que alcança a mesma posição da Volta à Croácia. Casimiro foi terceiro na etapa rainha de sábado, tirada que acabou por ser decisiva para a classificação final. Já Daniel Mestre conquistou a camisola dos pontos, subindo assim também ao pódio. Porém, a prestação das equipas portuguesas teve ainda mais resultados de nota.
João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu a classificação da montanha e a Efapel foi a segunda melhor equipa, a 26 segundos da italiana Androni Giocattoli. No top dez da geral, destaque ainda para a presença de Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), a 1:08 minutos de Hivert, António Carvalho e Joaquim Silva, ambos da W52-FC Porto, foram sétimo (a 1:14) e oitavo (a 1:19), respectivamente e o espanhol Jesus del Pino (Efapel) foi nono, a 1:28.
Ao fim de três dias de competição, o director desportivo da Efapel ficou muito satisfeito com a exibição dos seus ciclistas. “A nossa prestação foi extremamente positiva. Viemos com o intuito de lutar pelas vitórias e isso foi uma realidade. Além disso, conseguimos terminar no pódio da geral individual com o Henrique [Casimiro], conquistámos a camisola azul com o Daniel [Mestre] e ainda terminámos em segundo a nível colectivo. Foi uma corrida dura e exigente mas a equipa esteve à altura. Saímos com um conjunto ainda mais preparado e forte”, salientou Américo Silva, num comunicado da equipa.
A última etapa da Volta a Castela e Leão foi ganha por Carlos Barbero, ciclista da Movistar, a única equipa do World Tour presente nesta corrida. Nuno Bico foi um dos corredores presentes pela formação espanhola, terminando na 48ª posição da geral, a 5:20 minutos de Hivert. O outro português em prova por uma equipa estrangeira, Rafael Reis (Caja Rural), foi 55º, a 6:34. O ciclista de Palmela foi terceiro na primeira etapa, atrás de Daniel Mestre, ambos batidos pelo russo Alexander Evtushenko (Lokosphinx).
Das seis equipas de elite portuguesas só o Louletano-Hospital de Loulé não esteve presente, mas todas estarão juntas no Grande Prémio Jornal de Notícias. Uma das principais corridas do calendário nacional realiza-se esta semana entre 24 e 28 de Maio.
Pedro Lopes conquista Taça de Portugal de juniores
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
O ciclista da equipa Alcobaça CC/Crédito Agrícola foi sexto classificado no Circuito da Palmeira - Prémio Peixoto Alves, em Braga, mas o resultado foi suficiente para Pedro Lopes conquistar a Taça de Portugal de juniores, somando 250 pontos, mais 39 pontos do que Pedro Teixeira (Maia) e 43 do que Hugo Garcez (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Afonso Silva venceu a corrida que homenageia o vencedor da Volta a Portugal em 1965. O ciclista do Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana deixou Pedro Teixeira a 1:06 minutos.
Nos sub-23, a selecção nacional participou na Ronde de l’Isard, uma das mais prestigiadas provas por etapas deste escalão. Ciclistas como Kenny Elissonde (actualmente na Sky) e Alexandre Geniez (AG2R) ganharam esta corrida. Andrew Talansky e Joe Dombrowski (Cannondale-Drapac), Jonathan Castroviejo (Movistar), Dylan Teuns (BMC), Tiesj Benoot (Lotto Soudal) e George Bennett (Lotto-Jumbo e que ganhou a Volta a Califórnia) são nomes que constam da lista de pódios.
Tiago Antunes foi terceiro na última etapa da Ronde de l’Isard, ganha pelo russo Pavel Sivakov (BMC Development Team), que conquistou também a geral. O melhor português foi precisamente Tiago Antunes, com o décimo lugar a 12:10 minutos. Quanto aos restantes representantes lusos, Hugo Nunes foi 26.º, a 26:50; Gonçalo Carvalho, 28.º, a 30:11; Venceslau Fernandes, 34.º, a 34:45; Gaspar Gonçalves, 42.º, a 38:57; André Carvalho, 63.º, a 55:43.
José Borges em acção (Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
João Nóbrega (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi o melhor júnior, Duarte Ribeiro (Maiatos/Reabnorte) venceu a corrida de cadetes, Hélder Padilha (Montanha Clube/LouzanPark) impôs-se nos Master 30, e Vasco Correia (Penacova DI/UD Lorvanense) manteve-se invencível nos Master 40.
»»Daniela Reis contente com corrida das suas "tuguinhas"««
»»Raúl Alarcón vence Volta às Astúrias e deixa Nairo Quintana no segundo lugar. W52-FC Porto foi a melhor equipa««
Sem comentários:
Enviar um comentário