Está quase a fazer meio século que o mundo do ciclismo sofreu um dos seus maiores choques. Tom Simpson ainda é considerado um dos melhores ciclistas britânicos de sempre e a sua trágica morte durante a Volta a França é um dos momentos mais marcantes da história da modalidade, pela negativa. Foi durante a subida ao mítico Mont Ventoux que Simpson colapsou. Tinha apenas 29 anos e apesar de todos os problemas que se soube que tinha, a sua lenda perdura e no local onde morreu está um memorial que é de paragem obrigatória para todos os adeptos de ciclismo.
O 13 de Julho de 2017 nunca mais foi esquecido. E passados 50 anos, os responsáveis por uma vinha perto do local da morte de Tom Simpson - Domaine des Anges, a sul do Mont Ventoux - resolveram assinalar a ocasião com um vinho especialmente criado para a data. Chama-se "Tom and the peloton" (Tom e o pelotão) e é um tinto Syrah Grenache 2013.
A edição especial estará à venda na Primavera e cada garrafa custará certa de 15 euros. O rótulo tem uma imagem de ciclistas a passar junto ao memorial do britânico e uma descrição da carreira e também da morte de Tom Simpson. Parte do lucro da venda do vinho será doado à família (Simpson era casado e tinha duas filhas) para ajudar a preservar o memorial, que ainda recentemente foi alvo de uma intervenção por iniciativa de Thomas de Gendt, depois de ter ficado parcialmente danificado após um temporal.
Tom Simpson foi campeão do mundo em 1965, mas conta ainda com vitórias na Milano-Sanremo, Volta a Flandres e Giro da Lombardia, assim como no Paris-Nice e duas etapas na Volta a Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário