9 de fevereiro de 2017

A bicicleta que está entre a arte e a funcionalidade para celebrar 125 anos

(Fotografia: Peugeot)
São 125 anos de história nas bicicletas. A Peugeot quis celebrar a data com uma bicicleta de design surpreendente, que pretende estar entre a arte e a funcionalidade. Há muito que a marca está afastada dos grandes momentos do ciclismo, mas nunca deixou de apostar nas bicicletas e este mais recente modelo não é só para se ver. Será uma edição limitada e poderá ser comprada e personalizada. Quanto custa? Terá de se fazer uma encomenda para se saber, já que a marca francesa não divulga valores.

(Fotografia: Peugeot)
Construída parte em alumínio e parte em carbono, a bicicleta parece ser duas diferentes fundidas numa só. A frente está pintada em cobre, enquanto a parte de trás é um branco brilhante e com direito a uma espécie de porta-bagagens instalado no quadro, pensado para se colocar objectos que hoje em dia já vão fazendo parte do quotidiano de muitos, como um tablet, por exemplo. Segundo a Peugeot, a DL121 tem ainda "um trabalho inovador em cabedal". Quanto às rodas, a traseira é uma mais convencional, enquanto a da frente, respeita essa parte da máquina, pois é de carbono. A cremaleira de 18 dentes com uma só velocidade, as guias Nokon para os cabos internos e o selim Italia X1 são outros pormenores a ter em conta.

O design desta bicicleta inovadora - muito diferente do que se tem visto - foi da responsabilidade de Cathal Loughnane e a pintura de Sophie Gazeau.

A Peugeot chegou a ter uma equipa de ciclismo que, ainda hoje, é considerada uma das melhores de sempre. Criada em 1901, durou até 1986 como patrocinador principal. Depois continuou a fornecer bicicletas durante mais uns anos, ficando com o nome em segundo lugar nas equipas. Por lá passaram ciclistas como Tom Simpson, Robert Millar, Stephen Roche e Eddy Merkcx, entre outros. Greg Lemond também usou as bicicletas Peugeot.

A equipa ganhou dez Voltas a França, a última em 1977 por intermédio de Bernard Thévenet. Soma ainda três Vueltas, seis Milano-Sanremo, cinco Paris-Roubaix, três Liège-Bastogne-Liège e cinco Giros di Lombardia.

»»Transforme a sua bicicleta numa smartbike««

»»O carregador de telemóvel que gera corrente com o pedalar««


Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário