Ricardo Vilela foi 10º classificado na Volta a Portugal |
Ricardo Vilela prepara-se para uma nova fase na sua carreira. Depois de dois anos na Caja Rural, o ciclista transmontano, de 28 anos, vai em 2017 representar a Manzana Postobón, equipa colombiana que se prepara para dar o salto para o escalão Profissional Continental. Visto como um dos melhores trepadores portugueses da sua geração, Vilela alcançou alguns bons resultados ao serviço da formação espanhola, mas acabou por muitas vezes ter um papel secundário.
Porém, na Manzana Postobón, Ricardo Vilela poderá ter uma relevância bem diferente. "A nossa equipa é uma formação com muita juventude. Precisávamos de contratar ciclistas com experiência para que apoiem e guiem esta grande juventude. Foi assim que chegámos a Vilela, um ciclista com muita experiência na Europa, em grande corridas, nas quais pode entrar e contribuir com grandes coisas para a equipa", salientou ao Volta ao Ciclismo Luisa Fernanda Rios, manager da formação colombiana.
(Fotografia: Manzana Postobón) |
Com a presença no escalão Profissional Continental, e será a única formação da Colômbia neste nível, Luisa Fernanda Rios explicou que "a equipa fará 90% do seu calendário na Europa, apontando a grandes corridas". "Este será o principal objectivo, estar novamente nas grandes corridas europeias com uma equipa colombiana, de marca colombiana."
A Manzana Postobón ambiciona estar na Volta a Catalunha e na Clássica de San Sebastián, por exemplo, mas claro que tentará obter resultados de forma a convencer as organizações das grandes voltas a convidá-la a competir num Giro ou numa Vuelta. O calendário para o próximo ano ainda está por definir, mas com Ricardo Vilela na equipa, a presença na Volta a Portugal poderá ser uma hipótese.
A equipa pretende ter nas suas fileiras três europeus. Ricardo Vilela foi o primeiro a ser contratado, sendo descrito como um bom trepador, que se defende bem nos contra-relógios e também como um grande gregário. Seguiu-se o holandês Jetse Bol, ciclista de 27 anos com experiência World Tour, depois de ter representado a Rabobank - que depois mudou de patrocinador para a Belkin - durante cinco anos. Nos últimos dois esteve na Cyclingteam Join´s-De Rijke e os responsáveis pela Manzana Postobón esperam que possa ser uma preciosa ajuda para o seu sprinter Sebastián Molano. O nome do terceiro europeu será anunciado nos próximos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário