Mudando um pouco os assuntos normalmente abordados neste blog, esta invenção era impossível ignorar. A paixão pelo ciclismo vai muito além de se gostar de ver e vibrar com os atletas, vai além de se praticar. São muitos os que apreciam pura e simplesmente a bicicleta e da utilizar como meio de transporte ou lazer e não apenas como um meio de fazer desporto. São estas diferentes formas de viver o ciclismo que inspira muitos a tentar torná-lo mais agradável e mais seguro. E quando se fala de segurança, então salienta-se como o aumento de utilizadores de bicicleta também vez com que aumentassem os roubos, situação comprovada em vários países. Têm surgido alguns cadeados originais, incluindo um que o selim é utilizado como forma de prender a bicicleta, permitindo um dois em um: segurança e não ter de andar com o selim atrás para evitar que seja roubado. Porém, a mais recente ideia é... diferente. E se ao tentar roubar os ladrões corressem o risco de ficar bastante mal dispostos?
Daniel Idzkowski e Yves Perrenoud, de São Francisco (EUA), criaram o SkunkLock, que à primeira vista é idêntico a tantos outros cadeados. Porém, dentro tem um gás que é libertado quando o ladrão tenta forçar ou cortar o cadeado. Esse gás é suficientemente agressivo para provocar vómitos, o que poderá convencer o ladrão a desistir, ou assim esperam os inventores. Nos EUA este gás é legal, mas não é especificado se o mesmo acontece noutros países.
Ainda assim o SkunkLock (nome inspirado no animal cangambá que expele um líquido com cheiro horrível quando se sente ameaçado) está a chamar a atenção. Idzkowski explica no site Indiegogo - no qual está em vigor uma campanha de crowdfunding que já ultrapassou o 20 mil dólares pedidos - que a ideia surgiu depois de ele e os amigos terem ficado sem umas bicicletas. É que por mais seguros e resistentes que parecem os cadeados, muitos deles são quebrados em um minuto ou menos, lê-se no site.
É mesmo caso para dizer que os donos das bicicletas arranjaram forma de contra-atacar os ladrões e, para já, é possível adquirir um destes cadeados por 99 dólares (cerca de 90 euros) através da internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário