Nova camisola para uma nova fase dos Campeonatos Europeus |
Se os sprinters não pensam noutro objectivo que não os Mundiais, a inclusão da categoria de elite nos Europeus motivou outros grandes nomes do ciclismo a perseguirem o primeiro título de campeão da Europa. E como cabeças de cartaz estarão quatro campeões do mundo: Peter Sagan, Michal Kwiatkowski, Philippe Gilbert e Rui Costa. O ciclista português parte com ambição para a prova em Plumelec e o seleccionador José Poeira escolheu um grupo com muita experiência internacional para perseguir a vitória, pois todos competem em equipas estrangeiras: Sérgio Paulinho, André Cardoso, Tiago Machado, José Gonçalves e José Mendes.
A presença do campeão nacional está, no entanto, em dúvida. José Mendes queixou-se de dores esquelético-musculares após terminar a Volta a Espanha, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, e a sua condição física está ainda a ser analisada. Já Nelson Oliveira estará concentrado apenas no contra-relógio, com expectativas altas, principalmente depois do sétimo lugar nos Jogos Olímpicos. Dos oito primeiros no Rio de Janeiro, sete eram europeus e só estará presente o espanhol Jonathan Castroviejo (quarto classificado).
Ainda assim a concorrência será grande, com bons contra-relogistas como o sueco Tobias Ludvigsson, o esloveno Primož Roglič (vencedor de um dos contra-relógios na Volta a Itália) ou o russo Maxim Belkov. A prova, de 44 quilómetros, está agendada para quinta-feira com início às 13 horas e neste link pode ver a lista de inscritos.
Mas é na prova de fundo que estão alguns dos grandes nomes do ciclismo. Além dos quatro campeões do mundo, estão inscritos Fabio Aru, Gianluca Brambilla e Diego Ulissi (a selecção italiana é das mais fortes), os franceses Julian Alaphilippe e Tony Gallopin, o holandês Wout Poels e que este ano deu o primeiro monumento à Sky ao vencer a Liège-Bastogne-Liège, o suíço Mathias Frank (ganhou uma etapa na Vuelta), Rafal Majka (polaco que foi o rei da montanha no Tour e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos), os checos Leopolg Konig e Roman Kreuziger, os irlandeses Daniel Martin e Nicolas Roche, entre outros.
A lista oficial só será confirmada no sábado, um dia antes da prova de 232,9 quilómetros, que começará às 10:00 (hora portuguesa), mas as inscrições podem ser vistas neste link.
Serão dadas 17 voltas ao percurso de 13,9 quilómetros |
De referir ainda que também nas senhoras haverá representação portuguesa, pela campeã nacional Daniela Reis. A prova de sábado (12:45) de 109,6 quilómetros - é o mesmo percurso dos homens, mas serão dadas oito voltas em vez de 17 - contará com as três medalhadas olímpicas: Anna van der Breggen (Holanda), Emma Johansson (Suécia) e Elisa Longo Borghini (Itália). Aqui fica a lista de inscrições.
Quanto aos sub-23, a selecção será representada por André Carvalho, Ivo Oliveira (que fará também o contra-relógio), Luís Gomes e Nuno Bico. Nos juniores, José Poeira convocou: João Almeida, Daniel Viegas, Pedro Lopes e Pedro Teixeira. Os dois primeiros farão ainda o contra-relógio. Soraia Silva fará a prova de fundo feminina.
De recordar que os Campeonatos Europeus (de 14 a 18 de Setembro) estavam inicialmente agendados para Nice. Porém, após o atentado terrorista que matou mais de 80 pessoas a 14 de Julho, os organizadores optaram por retirar a cidade do calendário, situação imediatamente aceite pela União Europeia de Ciclismo. Yorkshire (Grã-Bretanha) e Trentino (Itália) prontificaram-se a organizar as provas, mas a decisão acabou por manter a competição em França, em Plumelec, na zona da Bretanha.
Esta quarta-feira tudo começará com os contra-relógios de juniores e de sub-23. Quanto a transmissões televisivas, em Portugal só está programada a prova masculina de domingo, no Eurosport.
Sem comentários:
Enviar um comentário