28 de setembro de 2016

E se Peter Sagan decidir não ir aos Mundiais?

Sagan está a divertir-se perante a dúvida que lançou sobre a sua
eventual ausência dos Mundiais do Qatar
(Fotografia: Facebook Peter Sagan)
Uma brincadeira de Peter Sagan? Ou mais uma decisão surpresa do campeão do Mundo e Europa? O eslovaco resolveu deixar os jornalistas na dúvida alegando que poderá não marcar presença nos Mundiais do Qatar no próximo mês. Seria certamente uma escolha mais do que surpreendente, chocante. Muito mais do que quando resolveu não ir à prova de estrada dos Jogos Olímpicos e participar antes na prova de BTT. 

Sagan lançou a confusão ainda durante o Eneco Tour e continua a alimentá-la nas redes sociais. É difícil acreditar que o eslovaco não vá tentar manter a camisola arco-íris, ainda mais depois dos sprints que fez na semana passada. No entanto, o que seria os Mundiais sem a grande estrela do ciclismo mundial?

Peter Sagan é um sucesso desportivo e monetário. A sua ausência da competição no Qatar faria com que desde logo se perdesse um dos ciclistas mais lutadores e com talento para o espectáculo. Iria passar-se uma boa parte do tempo a falar-se da ausência do eslovaco e a tentar perceber porque é que alguém com tanta ambição decidiu não defender o título conquistado há um ano. Monetariamente, muitos patrocinadores não ficariam nada agradados e estamos a falar em receitas directas das marcas que se juntam à competição e claro às receitas de publicidade nas transmissões televisivas. Sagan tem uma importância tal para afectar tudo isso.

Porém, o mais provável é que os patrocinadores estejam mais do que satisfeitos com toda esta situação. É que esta alegada indefinição de Sagan fez com que se falasse ainda mais do ciclista e da competição. E todos esperam por ele em Doha.

Recuando um pouco, o caso começou quando numa conferência durante o Eneco Tour Sagan disse: "Não sei se vou ao Qatar, ainda tenho de decidir." Um jornalista, admirado, perguntou-lhe na brincadeira se não queria ganhar cinco camisolas do arco-íris consecutivas. Resposta: "Tenho a de campeão da Europa, por isso..." Outro repórter adoptou um tom mais sério: "Há hipótese de não ir?" "Sim", respondeu o eslovaco.

Segundo as descrições dessa conferência de imprensa, os jornalistas ficaram divididos quanto à possibilidade de tudo não passar de uma brincadeira de Peter Sagan ou de as afirmações serem sérias. Claro que Sagan adora este tipo de atenção e já depois de terminar o Eneco Tour no terceiro lugar e garantir o primeiro lugar do ranking World Tour pela primeira vez na carreira, o ciclista publicou um vídeo para alimentar a dúvida.
Após os dois sprints de Sagan no Eneco Tour (vídeos em baixo) ninguém acredita que o campeão do mundo não vá à luta. Mesmo não sendo um sprinter puro, com o eslovaco tudo é possível e chega a esta altura do ano em grande forma, mesmo depois de 72 dias de competição que se traduziram em quase 12 mil quilómetros.

Etapa 3




Etapa 4




Uma coisa certa, propositadamente ou não, estas afirmações de Peter Sagan tornaram-se num excelente golpe de marketing... a não ser que resolva mesmo não ir ao Qatar!

»»As camisolas de Peter Sagan, "o melhor desta geração"««

»»O homem dos seis milhões««

Sem comentários:

Enviar um comentário