15 de maio de 2016

E a chuva baralha as contas...

Brambilla e Jungels, duas grandes exibições de um dia difícil

(Fotografia: Twitter Etixx_QuickStep)
Não há nada como um dia de chuva, ainda mais num contra-relógio, para baralhar as contas da Volta a Itália. Não há previsão que resista ao mau tempo. De repente Gianluca Brambilla deixa de ser um camisola rosa de um dia para passar a ser um ciclista que irá dar muito trabalho a quem lhe a quiser tirar; Andrey Amador volta a estar à frente de Alejandro Valverde; Rigoberto Uran de potencial líder precisa de quase um milagre só para chegar ao pódio; e - e este é de facto a melhor do dia - Mikel Landa até pareceu um bom contra-relogista!

O contra-relógio em Chianti foi determinante como se esperava, ainda que a chuva intensa que afectou os que partiram mais tarde, baralhou as contas. Inevitavelmente o destaque vai para Gianluca Brambilla (Etixx-QuickStep). É a prova que teorias há muitas, mas a prática tem ainda mais variáveis. E duas delas foram a vontade do ciclista e as circunstâncias do dia. Brambilla lutou, fraquejou, lutou mais um pouco e no final segurou a camisola rosa por um segundo. Ela teria ficado "em casa" já que iria para o colega Bob Jungels, um dos destaques do martírio que foram os 40,5 quilómetros da nona etapa. Para uma equipa muito centrada nos sprints de Marcel Kittel, estes resultados são brilhantes.

A Jungels junta-se Andrey Amador que é agora terceiro a 32 segundos. Mas o grande vencedor, quase a par de Brambilla, é Mikel Landa. Precisava de fazer o contra-relógio da sua vida e fê-lo. A chuva terá ajudado a alguns favoritos a não arriscarem tanto, mas também ele teve as mesmas condições. Ficar à frente de Steven Kruijswijk (Lotto-Jumbo) e de Alejandro Valverde e apenas a sete segundos de Vincenzo Nibali, terá dado uma dose de motivação que o espanhol da Sky parecia precisar. Perante a potencial desgraça prevista (perder mais de um minuto), o resultado é uma vitória.

Os derrotados do dia

Rigoberto Uran (Cannondale) quererá apagar este dia da memória. O colombiano poderá até pensar tentar antes apostar em ganhar uma etapa, ainda que um top dez seja possível. O compatriota Johan Esteban Chavez (Orica-GreenEDGE) e o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R) também não foram felizes, mas estes dois ainda têm todas as possibilidades de lutar por um top dez, mas precisarão de grandes exibições nas etapas de montanha para aspirar a algo mais. Rafal Majka (Tinkoff) foi mais uma desilusão. É difícil perceber o que o polaco ainda poderá fazer neste Giro.

O azarado do dia

Duas quedas, uma troca de bicicleta... Não há ciclista que resista. Após o primeiro ponto intermédio parecia que Ilnur Zakarin (Katusha) tinha tudo para vestir a camisola rosa, mas depois tudo se desmoronou. De potencial primeiro saiu do top dez, mas mais importante que isso, terá dito adeus à possibilidade de lutar pela vitória.

A confirmação do dia

O próprio Primoz Roglic admitiu que a chuva lhe deu uma grande ajuda. O esloveno da Lotto-Jumbo tinha perdido no primeiro contra-relógio por centésimas para Tom Dumoulin. Desta vez ainda partiu com tempo seco (relativamente) e quando os favoritos se fizeram à estrada já se tinha instalado um pequeno temporal. Começa a ser um nome a ter em conta para os contra-relógios. Mas o seu feito é ainda mais incrível porque foi a primeira vez que realizou um contra-relógio tão longo. Melhor estreia é impossível.

O grande favorito, Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), ficou a 1:58 de Roglic. Chuva e provavelmente algo mais (animicamente não parecia bem depois de perder a camisola rosa, o que poderá ter prejudicado fisicamente) retiraram a possibilidade do holandês em conquistar uma ambicionada vitória.

Adeus inglório

Não deu. Fabian Cancellara vê mais um dos seus objectivo da temporada de despedida cair por terra. Foi quarto, a 28 segundos, mas tudo o que não fosse o melhor tempo, não interessava ao suíço. Resultado? Anunciou que irá para casa.

Fim do Giro para Cancellara e também para Marcel Kittel, que nem fez o contra-relógio.


Giro d'Italia 2016 - Stage 9 - Highlights por giroditalia

Sem comentários:

Enviar um comentário